terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ACCOR

ACCOR

Quer seja na sofisticação dos hotéis Sofitel, na modernidade da rede Mercure, na praticidade dos hotéis Ibis, no atendimento da rede Novotel, ou no padrão dos hotéis Formule, a hospitalidade e eficiência do GRUPO ACCOR está presente para facilitar as vidas das pessoas.

A história
A história começou em 1967 quando Gérard Pélisson, um ex-pesquisador da IBM na Europa, e Paul Dubrule, fundaram a SIEH (Société d’investissement et d’exploitation hôteliers) para explorar negócios no segmento hoteleiro. Nesta época, o setor hoteleiro na França estava começando a crescer rapidamente para atender a demanda cada vez maior. Os dois empresários então, resolveram inaugurar a primeira unidade do Novotel na pacata cidade de Lille, ao norte da França, próxima à fronteira com a Bélgica. O Novotel era hotel de categoria intermediária ao estilo americano: quartos padronizados, além de oferecer amplos espaços de lazer e piscina. A primeira unidade, originalmente localizada nos arredores das cidades, foi uma grande novidade, pois os hotéis na França até então eram divididos em dois tipos: pequenas hospedarias em áreas rurais ou hotéis de luxo localizados em grandes cidades. Em 1974, o grupo ingressou no segmento de hotéis econômicos com a inauguração da primeira unidade do Ibis na cidade de Bordeaux. Desde o início, a ibis se diferenciou dos hotéis tradicionais por oferecer serviços acima dos padrões normais de hotéis econômicos. A marca se posicionou como um hotel moderno e bem equipado e rapidamente se estabeleceu como um referencial no setor. No ano seguinte, o grupo adquiriu a rede Mercure, fundada dois anos antes, com hotéis que aliavam ambiente hospitaleiro com personalidade única, qualidade de atendimento e representação cultural da cidade e da região em que estavam instalados.

Em 1979 a empresa inicia sua entrada no mercado americano com a inauguração da primeira unidade do Novotel na cidade de Mineapolis, estado do Minnesota. Nesta época, o Novotel se tornou a primeira rede de hotéis da Europa, com 240 unidades, localizadas não somente no velho continente, como também na África e América do Sul. A década de 80 tem início com a compra da rede de hotéis de luxo Sofitel (então composta por 43 hotéis e dois spas em badaladas cidades litorâneas). Em 1982, o grupo iniciou a diversificação de seu portfólio com a aquisição da empresa Jacques Borel International, líder européia no gerenciamento e concessão de restaurantes, além de ser proprietária do Ticket Restaurant, com 165 milhões de tíquetes refeições distribuídos em oito países.

A história da Ticket começou na década de 50, em uma Inglaterra pós-guerra, que resgatava os valores humanos para reconstruir o país. Mais do que grandes máquinas e linhas de montagens, o bem-estar de um profissional começava a ser considerado como parte fundamental de seu trabalho. Assim, empresas criavam refeitórios e firmavam acordos com restaurantes para fornecer refeições para seus profissionais. Foi aí que a Jacques Borel International percebeu como um simples cuidado com as pessoas faz a diferença: investiu na profissionalização desta necessidade e lançou o Ticket Restaurante em 1962. Mais que um produto, a Ticket assumia naquele momento um ideal e, em cada país que passou a atuar, desenvolveu soluções que contribuiriam com a qualidade de vida e produtividade de pessoas e empresas.

O resultado dessa aquisição foi a união das empresas Novotel SIEH Group e Jacques Borel International para formar oficialmente, em 1983, o grupo ACCOR. Pouco depois, em 1984, o grupo inovou mais uma vez ao lançar o Formule 1, oferecendo pela primeira vez, a oportunidade dos franceses se hospedarem por menos de 100 francos em um hotel prático e confortável, que oferecia serviços limitados. No ano seguinte o grupo comprou a empresa de gastronomia Lenôtre, fundada pelo célebre chef confeiteiro Gaston Lenôtre, que foi vendida recentemente para a francesa Sodexo. Em 1990 a empresa resolve investir pesado para ingressar na América do Norte na categoria de hotéis super econômicos com a compra da rede Motel 6, composta na época por 550 hotéis espalhados pelo país. A aquisição tornou o Grupo ACCOR o segundo maior do mundo no segmento de hotéis, com 157.000 quartos.

Uma das maiores aquisições do grupo ACCOR aconteceu em 1991, quando comprou a Compagnie Internationale des Wagons-Lits et du Tourisme, empresa que atuava no segmento de hotéis (proprietária das redes Pullman, Etap Hotel, PLM, Altea e Arcade), locação de veículos (Europcar), serviço de bordo em trens (Wagons-Lits), agências de turismo (Wagonlit Travel), administração de alimentação rápida (Eurest) e restaurantes de estrada (Relais Autoroute). No final desta década, com as aquisições da rede americana de hotéis econômicos Red Roof Inns, que seria vendida em 2007 por US$ 1.32 bilhões, e a divisão de hotelaria da Vivendi, que incluía 8 hotéis Demeure e 41 Libertel, além da apresentação da bandeira Suite Hotel, o grupo ACCOR atingia a marca de 639 novas propriedades no mundo.

A partir de 2000 o grupo investe na expansão de seus negócios pelo mundo, inaugurando hotéis em muitos países e lançando novos empreendimentos como o Suite Hotel (nova marca de hotéis midscale do grupo), em 2001; as redes Pullman (hotéis upscale dedicados a viajantes de negócios) e All Seasons (nova marca de hotéis econômicos do grupo), em 2007; além de atingir marcas históricas como a inauguração do hotel de número 4.000 (com uma unidade do Novotel localizado em Madrid, inaugurada em 2005). Em 2008 o Grupo ACCOR lançou novos produtos como o MGallery (uma pequena rede de hotéis de luxo cheia de sofisticação e personalidade), além de estender seu programa de fidelidade AClub para o mundo inteiro.

Recentemente o grupo criou uma nova carteira de marcas do Sofitel, o So by Sofitel, uma reinterpretação dos hotéis boutique. Dessa forma, cada unidade da nova bandeira oferece de 80 a 200 apartamentos. O primeiro foi inaugurado no ano de 2009 em Paris, substituindo o Sofitel Arc de Triomphe, e o segundo, em Berlim, no lugar do Sofitel Gendarmenmarkt. Outra novidade é a Sofitel Legend, outra sub-bandeira cinco estrelas. A idéia é reagrupar as propriedades legendárias da rede, como palácios, palacetes e hotéis em destinos especiais.

Hotéis para todos os gostos
Até 2010, o grupo ACCOR era um grupo mundial que atuava em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria, alimentação, gestão de pessoas, gestão de frotas, viagens e produtividade das empresas. A partir deste momento a empresa separou a divisão responsável pelo negócio dos vouchers (antes ACCOR SERVICES e atualmente chamada EDENRED) da unidade ligada aos hotéis (ACCOR HOSPITALITY). Com isso, a ACCOR centralizou seus negócios somente no segmento de hotéis. A empresa possui 15 marcas (bandeiras) de hotéis, atendendo todos os públicos e necessidades:
SOFITEL (bandeira de hotéis de luxo do grupo): criado para atender com o conceito “arte de viver”, a rede valoriza a experiência do hóspede com luxo e sofisticação. São seis os princípios que norteiam seus serviços: criar um ambiente de bem-estar e sensorialidade; serviço personalizado; mise em scène francesa mesclada à cultura local; rituais franceses de refeições e vinhos; tecnologia; e presença em destinos exuberantes. A rede é famosa por seus belos interiores, restaurantes gourmet, spas e campos de golfe. Atualmente são 125 hotéis em 38 países. No Brasil, o nome Sofitel estampa quatro empreendimentos localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
PULLMAN (bandeira de hotéis upscale do grupo): voltado para o turista corporativo (negócios), esta rede de hotéis upscale (preços mais altos) está presente em 10 países da Europa, onde mais de 49 unidades estão sempre localizadas em grande capitais e próximas a aeroportos.
MGALLERY (bandeira de hotéis upscale do grupo): mais nova rede de hotéis exclusivos do Grupo ACCOR, oferece acomodações para quem procura sofisticação e personalidade, tanto no atendimento como na decoração. Atualmente conta com 33 hotéis em 18 países.
MERCURE (bandeira de hotéis upscale do grupo): é a maior rede midscale (preços médios) de hospedagem do mundo, presente em 49 países, somando 674 hotéis e mais de 93 mil apartamentos. Na América Latina, a rede possui 74 unidades, sendo 71 no Brasil. Responsável pela criação de um novo conceito hoteleiro, MERCURE apresenta três níveis de conforto e preço e está classificada como uma marca de categoria alto padrão que alia o charme e a originalidade da hotelaria independente à segurança e regularidade de uma rede reconhecida internacionalmente. Na região da Ásia e Pacífico a rede atua com a marca GRAND MERCURE, composta por 37 hotéis localizados em seis países.
NOVOTEL (bandeira de hotéis midscale do grupo): voltado para o turista corporativo - na América Latina, 86% dos clientes se hospedam a negócios, o NOVOTEL recentemente implantou o quarto Novation, onde o relaxamento é o carro-chefe com cama maior, edredom acolchoado, cabeceira ergonômica, iluminação adequada, conexões para o computador, TV LCD 26 polegadas e mesa de trabalho. Todos os apartamentos, lobby e áreas sociais disponibilizam Internet banda larga e wi-fi. Atualmente, a rede é uma das mais importantes do grupo ACCOR com 395 hotéis em 58 países. A rede ainda possui 28 hotéis em 7 países sob a bandeira NOVOTEL SUITE, lançada em 2010 e onde as suítes com 30 metros quadrados são direcionadas para viajantes que necessitem estadia por um médio período de tempo.
SUITEHOTEL (bandeira de hotéis midscale do grupo): atualmente a rede é composta por 26 hotéis localizados em 6 países.
IBIS (bandeira de hotéis econômicos do grupo): marca de hotéis econômicos da ACCOR, somando 900 hotéis em 48 países.
ALL SEASONS (bandeira de hotéis econômicos do grupo): oferece todos os serviços de um hotel tradicional combinando conveniência, simplicidade, generosidade, praticidade e proximidade. A rede é composta por 115 unidades localizadas em 10 países.
ADAGIO CITY (bandeira de hotéis para longa estadia do grupo): composta por 32 hotéis em 6 países, esta rede é direcionada para hóspedes que necessitem estadias por períodos prolongados. Os quartos são customizados para parecerem um apartamento (residência) com serviço de um hotel.
ETAP/FORMULE 1 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): oferece acomodações para 1, 2 ou 3 pessoas, localizadas no continente europeu, onde possui o nome de ETAP. Fora do continente europeu, a rede recebe o nome de Formule 1 HOTEL. Ao todo são 480 localizados em 15 países. Na França a marca foi relançada com o nome de HOTEL F1, contando atualmente com 252 hotéis.
MOTEL 6 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): localizados exclusivamente na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), os 1.028 hotéis da rede oferecem estadia super econômica com serviços padronizados.
STUDIO 6 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): a rede, composta por 62 hotéis localizados nos Estados Unidos e Canadá, oferece confortáveis acomodações em estilo estúdio para estadias prolongadas (no mínimo 1 semana) a preços razoáveis.
THALASSA SEA & SPA (bandeira de resorts e spas do grupo): esta rede oferece 15 exóticos destinos na França, Itália e Marrocos, onde 25 maravilhosos e luxuosos resorts e spas proporcionam acomodações aconchegantes e atividades relaxantes.

A ACCOR trabalha com quatro programas de fidelidade. O Compliments from Accor Hotels é válido somente na América Latina e conta atualmente com 330 mil associados; o Fidelite trabalha com 13 mil associados, e o Club Bienvenue, com 6 mil, ambos atendem clientes que se hospedam em unidades Sofitel. O quarto programa, conhecido como AClub, é totalmente on-line e foi lançado em setembro de 2007. Mundial e gratuito, engloba as marcas Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Mercure, SuiteHotel, Ibis e All Seasons, e pode ser utilizado nos hotéis da rede, de parceiros, como o Club Méditerrané, ou convertidos em milhas de nove companhias aéreas.

A academia
Em 1985, depois de uma visita a escola de treinamento da Disney e do McDonald’s, a dupla de empreendedores resolveu inaugurar a ACCOR ACADEMY (Academia Accor), tendo como objetivo treinar os funcionários do grupo. Desde como atender telefones, lidar com hóspedes, até operar novas tecnologias, a Academia ACCOR era uma espécie de universidade corporativa. Em 1992, surgiu a Académie Accor Latin America com o objetivo de manter a atuação da empresa alinhada com as necessidades de seus clientes, as tendências e exigências do mercado, às expectativas dos acionistas e ao desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Educação corporativa, formação, integração e aprimoramento profissional. São nessas áreas que a Académie Accor Latin America mantém seu foco de ação. Sua missão é difundir os valores e cultura da organização e assegurar o desenvolvimento das competências chaves, por meio da educação permanente, contribuindo para reforçar sua imagem e diferencial competitivo. Hoje em dia existe uma rede de 17 academias do grupo no mundo, que ministram mais de 150 programas todos os anos.

A evolução visual Recentemente, em 2007, o Grupo ACCOR modernizou sua identidade corporativa, que ganhou apenas uma imagem mais moderna, sem perder suas características principais. O símbolo dos bernaches foi preservado e estes pássaros de hábito migratório remetem à viagem, migração, espírito de equipe e de solidariedade, e também aos valores do Grupo. Os bernaches do logotipo são dispostos de forma estilizada num vôo quase horizontal, sincronizado, para um horizonte comum bem definido. O resultado é um símbolo forte e rico que identifica a ACCOR desde a sua criação. O primeiro logotipo de 1983, continha nove bernaches, em 1992 eram cinco e finalmente três em 1997. Esta redução gradual simplificou e refinou o logotipo para torná-lo mais legível.

Os slogans
The spirit of smiles.
(ACCOR GROUP)
Um mundo de hotéis pra você. (ACCOR BRASIL)
Life is magnifique. (SOFITEL)
New attitude hotels for international travelers. (PULLMAN)
The art of staying. (MGALLERY)
Designed for natural living. (NOVOTEL)
Hotels the way you like them. (IBIS)
A new way for hotel living. (SUITE HOTEL)
The city at your own rhythm. (ADAGIO CITY)
Be smart. Stay smart. (ETAP/FORMULE 1)
All is all you need. (ALL SEASONS)
Pay less travel more. (HOTEL F1)
We’ll Leave the Light on for You. (MOTEL 6)
Extend your stay, not your budget. (STUDIO 6)
Taking you to places your body will never forget. (ACCOR THALASSA)

Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1967
● Fundador: Gérard Pélisson e Paul Dubrule
● Sede mundial: Évry, França
● Proprietário da marca: Accor S.A. ● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Denis Hennequin
● Presidente: Yann Caillère
● Faturamento: €5.94 bilhões (2010)
● Lucro: €334 milhões (2010)
● Valor de mercado: €5.3 bilhões (agosto/2011)
● Hotéis: + 4.229
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim (164 hotéis)
● Maiores mercados: França, Alemanha, Estados Unidos e Brasil
● Funcionários: 145.000
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Hotéis e resorts
● Principais marcas: Sofitel, Ibis, Mercure e Novotel
● Slogan: The spirit of smiles. ● Website: www.accor.com

A marca no Brasil Pioneira também no uso de cartões magnéticos, a ACCOR chegou ao Brasil em maio de 1976, introduzindo no país o conceito de refeição-convênio e ocupando uma liderança histórica no setor. Somente a partir de 1977, a ACCOR passou a atuar no setor hoteleiro com a inauguração da primeira unidade da rede Novotel, localizada em São Paulo no bairro do Morumbi. Em 1986, na linha de produtos, serviços, empresas e unidades de apoio para as realizações do Grupo, foi instituída a Cestaticket.

A partir de 1989, o Grupo ACCOR deu início ao lançamento de inúmeros produtos como o hotel de luxo Sofitel; o Ticket Combustível (1990); o Ticket Alimentação (1992); as atividades da Carlson Wagonlit Travel (operadora de viagens de negócios), a fundação da Academia (uma universidade de serviços, nos mesmos moldes da Académie Accor, da França), em 1992; o Ticket Transporte (1993); o Ticket Combustível Systeme TEC (conhecido como o primeiro smart-card do mercado brasileiro), em 1995; o Sistema de Reembolso Eletrônico para os estabelecimentos conveniados às operações de vouchers, em 1996; chegada da rede Mercure (1999) e da Formule 1 (2001). Com a separação da divisão de vouchers em 2010, a ACCOR passou a atuar somente no segmento de hotéis, onde é a primeira em número de unidades: são 149 espalhados por 62 cidades, disponibilizando mais de 26.000 quartos, com meta de atingir 208 unidades até 2013.

A marca no mundo A ACCOR, empresa líder em hotéis e turismo no continente europeu e quinta maior rede hoteleira do mundo, possui mais de 4.229 hotéis em 90 países ao redor do mundo, disponibilizando aos seus hóspedes mais de 507.000 quartos nos seis continentes. Cinco marcas de hotéis já são operadas no Brasil. Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado para o grupo no mundo, atrás somente da França, Alemanha e Estados Unidos, e aqui se localiza a gestão da empresa para toda América Latina. O Programa de fidelidade da ACCOR, chamado AClub, possui 6 milhões de membros no mundo inteiro. Além disso, 23% de suas reservas e vendas de hotéis, mais de 32 milhões de diárias, foram realizadas pela Internet em 2010.

Você sabia? ● O Grupo ACCOR mantém uma talentosa equipe de 300 pessoas que cuidam da decoração, projeto e reforma de seus hotéis.

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