domingo, 11 de dezembro de 2011

SPORTS ILLUSTRATED " REVISTA DE MODA "

SPORTS ILLUSTRATED

Ela é a verdadeira Bíblia sagrada dos esportes e ligas profissionais americanas. Fontes de consultas não somente para os fãs, mas também para boa parte da mídia esportiva americana. Michael Jordan, Kobe Bryant, Tiger Woods, Mario Andretti, e muitos outros astros do esporte parecem se sentir em casa em suas páginas e capas. A revista SPORTS ILLUSTRATED se transformou em referência de qualidade e credibilidade quanto o assunto é esporte.
A históriaDepois de várias edições lançadas como teste, a tradicional e famosa revista esportiva americana foi introduzida no mercado no dia 16 de agosto de 1954 com o nome de SPORTS ILLUSTRATED (em português “Esporte Ilustrado”). Na verdade, duas outras revistas com o mesmo nome tinham existido nas décadas de 30 e 40, mas fecharam rapidamente. Foi idéia pessoal do patriarca do grupo TIME, Henry Luce, um grande apaixonado por esportes, que considerava que o mercado precisava de uma revista esportiva com jornalismo sério. Por apenas US$ 5 mil comprou os direitos do nome SPORTS ILLUSTRATED e introduziu a revista no mercado. O jogador de beisebol Eddie Matthews do time do Milwaukee Braves estampou a primeira capa, e a manchete de apresentação da revista foi “A era dourada é agora”. No começo, a definição de “esporte” ainda era algo abrangente demais, tanto é que, ao longo do resto do ano, foram publicados apenas seis artigos sobre basquete, contra 14 sobre boliche, 17 sobre moda e 7 sobre cachorros, incluindo um em que se dava dicas de como comprar um filhote.

A aceitação em geral foi boa, a revista esgotou-se rapidamente das bancas e pedidos de novas assinaturas eram freqüentes. Dois anos depois a empresa foi buscar o correspondente europeu, André Laquerre, para ajudar a definir um caráter para a revista. Este foi um ponto importante dentro da história da marca, com André ocupando por 14 anos o cargo de editor da SPORTS ILLUSTRATED. Outro ponto de sucesso da revista deveu-se a grande criatividade e ousadia de seus fotógrafos, que colocavam suas câmeras posicionadas dentro dos eventos esportivos em lugares nunca antes vistos, como na linha de gol, ao nível do gramado ou da quadra.

A revista também foi pioneira no uso freqüente de fotografias coloridas, guias completos, estatísticas e previsões das principais ligas profissionais americanas, entre outros esportes e competições. No ano de 1964 a revista lançou o caderno especial chamado “Swimsuit Issue”, onde belíssimas modelos apareciam posando de biquínis em lugares paradisíacos. Esta edição anual se tornou um dos maiores sucessos da revista e uma tradição, sendo publicada uma vez por ano (geralmente no mês de fevereiro) até os dias de hoje. No ano seguinte, o advento da impressão offset permitiu que finalmente fosse possível publicar fotos coloridas em um intervalo pequeno, o que deu novo fôlego à revista. Apesar do sucesso, somente a partir de 1966 a revista começou a ser lucrativa.

Foi nesta década, que a seção “Faces in the Crowd” (“rostos na multidão”, em português) foi lançada, e se tornou um grande sucesso, apresentando fotos de jogadores desconhecidos e iniciantes em ligas amadoras. A seção existe até hoje. No ano de 1983 se tornou a primeira revista semanal americana a ser impressa totalmente á cores. No final da década, em 1989, foi introduzida a SPORTS ILLUSTRATED for KIDS, uma revista especificamente voltada para o público infanto-juvenil (crianças maiores de 8 anos) que gostava de esportes. Dois anos depois, a marca inovou mais vez ao introduzir anualmente os almanaques esportivos com grande sucesso. Esses almanaques continham informações e estatísticas vitais das principais ligas profissionais americanas. Com a chegada da Internet, a SI (como ficou conhecida à revista) lançou sua versão on-line no dia 17 de julho de 1997. Não demorou muito para o site se tornar um dos mais acessados da Internet, virando uma referência e fonte confiável de pesquisas e consultas estatísticas.

Como o número de mulheres que se interessavam por esportes não parava de crescer, a empresa resolveu introduzir no mercado em 2000 a revista SPORTS ILLUSTRATED WOMEN, direcionada para o público feminino com reportagens específicas e especiais. Porém esta revista não vingou e foi retirada de circulação em 2002. No ano seguinte, visando atingir um público universitário, faixa etária que mais pratica esportes nos Estados Unidos, foi lançada no mercado a SPORTS ILLUSTRATED on CAMPUS. Porém, mais uma vez, a aposta não deu certo e a circulação foi suspensa em 2005. Em março de 2008, o site da revista lançou uma seção chamada “SI Vault”, com o conteúdo completo de todas as suas edições desde 1954, incluindo imagens digitalizadas das páginas da revista.

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 16 de agosto de 1954
● Criador: Henry Luce
● Sede mundial:
New York City, New York● Proprietário da marca: Time Warner Inc.● Capital aberto: Não
● Presidente: Mark Ford
● Editor: John Huey
● Faturamento: US$ 572 milhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 3.5 milhões
● Presença global:
100 países● Presença no Brasil: Sim (através de importação)
● Funcionários: 800
● Segmento: Mídia
● Principais produtos:
Revistas e almanaques esportivos● Ícones: Os famosos calendários
● Website: sportsillustrated.cnn.com
A marca no mundoA SPORTS ILLUSTRATED, uma das revistas semanais mais populares dos Estados Unidos, de propriedade da gigante Time Warner, tem mais de 3.5 milhões de assinantes, sendo a terceira revista de maior circulação no mercado americano. A revista é lida por cerca de 23 milhões de pessoas todas as semanas, incluindo 19 milhões de homens. A versão infanto-juvenil da revista tem uma circulação de 950 mil exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário