quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BMW

BMW

Quando aparecer em um retrovisor as tradicionais grades dianteiras gêmeas, o motorista, por mais alienado que seja, sabe que ali atrás está um mito, uma das marcas mais influentes do mundo no setor automobilístico: BMW. E o melhor a se fazer é deixá-lo passar e contemplar seu designer sem igual, mesmo que por alguns rápidos segundos, antes que ele desapareça.
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A história
A BMW (abreviação de Bayerische Motoren Werke), em português “Fábrica de Motores da Baviera”, começou com uma origem modesta no dia 7 de março de 1916, quando foi fundada por Karl Friedrich Rapp e Gustav Otto após a fusão de dois fabricantes de motores de avião da cidade de Munique: a Rapp Motorenwerke, que havia sido fundada em 1913, e a Gustav Otto Flugmaschinfabrik. Pouco mais de um ano depois, a empresa foi rebatizada com o nome que mantém até hoje. A Primeira Guerra Mundial proporcionou um crescimento rápido à empresa, que logo construiu amplas instalações a leste do antigo aeródromo de Oberwiesenfeld em Munique. Até 1918, forneceu motores para aviões militares. Sua história começou a mudar quando o Tratado de Versalhes, assinado após o fim do conflito mundial, proibiu à Alemanha de fabricar motores para aviões durante cinco anos.
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A BMW então, passou a fornecer motores de quatro cilindros para caminhões e barcos. A empresa deve o sucesso de seus produtos na fase inicial ao visionário engenheiro Max Friz. Um motor de seis cilindros para aviões, desenvolvido por ele, valeu à empresa, em 1919, o primeiro recorde mundial de sua história: o de altitude de vôo, com 9.760 metros. Foi ele também que desenvolveu a primeira motocicleta da marca BMW, chamada R 32, com motor boxer de dois cilindros, lançada no Salão de Berlim em 1923. Utilizou o princípio de construção mantido até hoje nas motocicletas da marca: motor boxer e transmissão secundária por eixo cardan.
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Porém a BMW precisava se estabelecer no setor dos carros utilitários com menores dimensões. Foi então que em 1928 comprou uma fábrica de carros em Eisenach/Thuringia e, junto com ela, uma licença para produzir um pequeno automóvel chamado Dixi, baseado no modelo inglês Austin Seven, com motor de válvulas laterais de 15 cv e 748 cc, que foi rebatizado com o nome de Dixi 3/15. O carrinho adquiriu grande popularidade, ajudando e muito a superar as dificuldades durante a grande crise econômica da época. Posteriormente, lançou-se no mercado o primeiro carro com logotipo BMW, também chamado 3/15, devido à sua semelhança com o modelo anterior. Até o início da década de 30, o aperfeiçoamento visual e técnico tinha sido tão importante que os automóveis produzidos não lembravam em nada os modelos originais. Eram, no entanto, desenhos provisórios, pois as oficinas da BMW já estavam desenvolvendo exemplares de uma série de carros com motor de seis válvulas, que fariam a empresa famosa em toda Europa e lhe proporcionariam, inclusive, grande fama nos circuitos esportivos. Portanto, o modelo 303, lançado em 1933, foi o verdadeiro antecessor dos atuais BMW. Este modelo foi o primeiro automóvel com as tradicionais grades dianteiras gêmeas, que se tornaram símbolos da marca alemã. - - - No ano das Olimpíadas de Berlim, em 1936, introduziu no mercado o carro esportivo mais bem-sucedido da Europa na categoria de dois litros: o BMW 328. No fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a BMW estava totalmente destruída. Perderam-se as fábricas de Eisenach, Dürrerhof, Basdorf e Zühlsdorf. A sede em Munique também havia sido destruída. As forças aliadas vitoriosas proibiram a BMW de operar durante três anos devido à produção de motores de aviões e foguetes que ajudaram o regime nazista. Em 1948, a motocicleta BMW R4, com motor de um cilindro, saiu das linhas de produção da fábrica de Munique sendo o primeiro produto pós-guerra da marca alemã. Somente em 1951 a empresa produziu seu primeiro automóvel pós-guerra, o modelo 501. Entrou em produção no ano seguinte, mas foi um fracasso financeiro.
- - Em 1962, o modelo 1500 estabeleceu a tendência da filosofia de designer da empresa. Foi o primeiro de uma nova categoria de automóveis esportivos e compactos de turismo. Nas décadas seguintes a BMW, além de lançar modelos históricos, introduziu tecnologia de ponta, como em 1979 quando desenvolveu a primeira eletrônica digital para motores; fornecendo o primeiro modelo BMW de carro blindado; e iniciando pesquisas para o desenvolvimento de motores de hidrogênio; ou como na década de 80 quando o sistema de freios ABS foi adotado na produção em série, além dos primeiros modelos europeus equipados com catalisador (1984). No ano da queda do muro de Berlim em 1989, a BMW atingiu mais um recorde com a produção de meio milhão de automóveis. A partir dos anos 90 a montadora alemã iniciou uma enorme diversificação em sua linha de produtos, ingressando em novos segmentos com o lançamento de modelos roadster, utilitários esportivos e até uma série de veículos compactos. Recentemente a BMW anunciou que vai ressuscitar a antiga marca Isetta, mas dessa vez, a proposta será um modelo de carro urbano compacto com motor elétrico na parte traseira e baterias de íons de lítio sob o assoalho. O nome será alterado para “i-Setta” e a marca será a responsável pelas vendas do futuro modelo derivado do projeto MegaCity na Europa a partir de 2012. A Isetta ficou conhecida no Brasil pela associação às indústrias Romi, que passou a produzir o modelo no país a partir de 1956. O “Romi-Isetta” foi o primeiro carro produzido no Brasil.
- - De acordo com uma pesquisa feita com 67.000 oficinas mecânicas e reparadoras de automóveis dos Estados Unidos, a BMW é considerada a terceira marca automotiva que menos visita esses estabelecimentos, em segundo lugar é a Honda e em primeiro lugar a Toyota. A sua maior concorrente Mercedes-Benz ficou em quinto lugar.
- - - A linha do tempo
1956
● Lançamento do modelo BMW 507, um raro exemplar para os colecionadores mais abastados.
1971
“Só um BMW ultrapassa um BMW”, dizia a publicidade da marca no início dos anos 70. E o BMW 2002, principalmente na versão Tii, fazia jus ao anúncio. Produzido até 1975, foi um dos cupês mais importantes da década. 1972 ● Durante o ano das Olimpíadas de Munique, é produzido o primeiro automóvel da Série 5. Esta série englobou modelos de sucesso como o 520i (1972), 518 (1974), 528i (1975), 530i (1975) e M535i (1979). Com mais de 5 milhões de unidades vendidas em toda sua história, esta série está na sua sexta geração.
1973
● Lançamento do BMW 2001, o primeiro carro turbo produzido em série do mundo. 1975 ● Surgimento do primeiro automóvel da Série 3 em substituição a linha 1600/2002, inicialmente disponível em três versões: 316 (1.6l), 318 (1.8l) e 320 (2.0l). Esta série, que atualmente está na sua quinta geração, é a de maior vendagem da marca alemã.
1976
● Apresentação dos cupês da Série 6, sucessores do modelo E8. Atualmente esta linha, que está na sua segunda geração, oferece modelos como o 630i, 650i e M6. 1977 ● Lançamento da Série 7, uma linha que incluía os veículos mais luxuosos da marca alemã. Inicialmente esta série oferecia os modelos 725, 728 e 730. Atualmente em sua quinta geração, a série oferece os luxuosos sedãs 760Li, 750i e 740i, todos introduzidos em 2009.
1985
● O modelo 325 iX torna-se o primeiro com tração nas quatro rodas. 1988 ● Lançamento do modelo Z1 ROADSTER, um esportivo conversível de dois lugres que tinha como maior particularidade as portas que se abriam recolhendo para baixo. O modelo foi produzido até 1991 com apenas 8.000 unidades comercializadas.
● Lançamento da K 100, única motocicleta do mundo equipada com ABS e catalisador. 1990 ● Lançamento da Série 8, uma linha de automóveis equipados com motores de doze cilindros. O modelo mais famoso da linha foi o BMW 850i, que deu continuidade a grande tradição da marca alemã reinterpretada em novo tempo: era uma série completamente nova, com capacidades e feitos técnicos nunca vistos. A marca otimizou todos os aspectos do carro e estabeleceu padrões bem elevados, criando assim a aura original do cupê.
1996
● Lançamento do BMW Z3, primeiro carro da montadora não produzido na Alemanha. O modelo ganhou fama através do filme 007 Golden Eye, no qual o famoso agente secreto James Bond conduzia o modelo por estradas cubanas. Foi produzido até 2002.
1998
● Lançamento do BMW X5, primeiro veículo esportivo utilitário da marca, que se tornou um de seus maiores sucessos.
2000
● Lançamento da BMW C1, uma scooter fechada com teto de vidro de 125 cilindradas, desenvolvida em parceria com a Bertone. Apesar de inovador este modelo, comercializado somente na Europa, não fez o sucesso esperado e parou de ser fabricado em 2003. 2003 ● Lançamento do BMW Z4, desenhado por Chris Bangle e introduzido no mercado como substituto do famoso modelo Z3. Este modelo é considerado a melhor definição de prazer quando o assunto é dirigir. Com motor de 6 cilindros em linha twin turbo, um dos carros mais cobiçados por todo o mundo mostra ao que veio com seus 306CV de potência. Rodas de 19” e a tradicional grade frontal da marca alemã fazem o inconfundível roadster da BMW ser puro estilo. Este roadster conversível de 2 lugares ganhou sua versão cupê em 2005.
● Apresentação do BMW X3, um utilitário esportivo compacto.
2004
● Lançamento da BMW Series 1, uma linha de automóveis compactos que estreou com um modelo hatchback de cinco portas. A partir de 2007, a série estreou uma versão cupê (berlina de 3 portas) e uma versão cabriolet (conversível), com capota em lona. Fazem parte desta linha modelos como o 118i e o 120i.
2008
● Lançamento do BMW X6, um utilitário esportivo que mistura características dos modelos X5 (estilo e tamanho) e Série 6 (frente, espaço interno e sofisticação).
2009
● Apresentação do BMW X1, um pequeno e compacto utilitário esportivo que mais parece uma perua. O novo modelo é equipado com todo tipo de auxílios eletrônicos á direção, incluindo controle de estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem e controle dinâmico de tração. Além disso, três tetos estão disponíveis: solar convencional, solar duplo e panorâmico.
● Lançamento do BMW 5 Series Gran Turismo, combinação perfeita da elegância de um sedã, flexibilidade de uma touring e posição elevada dos bancos de um SUV. Com design elegante, interior luxuoso e espaço generoso para todos os passageiros, este modelo é surpreendentemente versátil.
- - A eficiência dinâmica O programa BMW EfficientDynamics engloba um conjunto de medidas inteligentes, que permitem reduzir sensivelmente o consumo de combustível e as emissões de CO2, aumentando ao mesmo tempo a performance de um BMW e o prazer de dirigir. O princípio básico é simples e consiste em evitar perdas, aproveitando ao máximo a energia gerada pelo próprio veículo – com o sistema de regeneração da energia de frenagem, que permite carregar a bateria com a energia utilizada na desaceleração de um BMW. Juntam-se vários outros componentes inovadores, como por exemplo, a direção assistida elétrica, os pneus de atrito reduzido e uma apurada aerodinâmica. Outro exemplo: as forças motrizes do BMW X3 aproveitam o turbocompressor Twin Scroll, a injeção direta a gasolina, que permitem aumentar a potência e reduzir o consumo. Menos emissões de CO2, mais prazer de dirigir, graças ao BMW EfficientDynamics.
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A nomenclatura
A montadora alemã utiliza nomenclaturas, três dígitos numéricos seguidos de uma ou duas letras, para identificar seus modelos. O primeiro número é a série do automóvel. Os dois próximos números representam a deslocação do motor em litros multiplicados por 10. As letras significam: a = transmissão automática, d = diesel, i = injeção de combustível; x = all wheel drive, s = esporte, l = long wheel base; z = veículo de dois lugares (roadster), c = cupê ou conversível, h = hidrogênio, M = motorsport (designa os modelos de alta performance de cada série). Por exemplo, o modelo 760il é um automóvel da série 7, com motor 6.0l movido à gasolina. Recentemente, a marca alemã registrou a letra “i” para a denominação de sua nova linha de automóveis ecológicos. - - As motocicletas
A história da marca alemã com motocicletas começou antes mesmo da produção de automóveis, em 1923 quando o modelo R32, projetado pelo engenheiro Max Fritz, estreou nos salões de Paris e Berlim. Este modelo apresentava as características básicas das futuras motos da marca: motor boxer de 2 cilindros e transmissão secundária por eixo cardan. Era o início de uma história de sucesso. No ano seguinte o chefe de desenvolvimento, Rudolf Schleicher, desenvolveu uma versão esportiva do motor R32 e o instalou na motocicleta modelo R37, com a qual Franz Bieber conquistou para a BMW o campeonato alemão de velocidade. Nos anos seguintes a montadora desenvolveu modelos revolucionários como a R39, apresentada em 1925, primeira monocilíndrica da marca, com motor de 250cc; a BMW R62, em 1928, com motor de 750cc, permanecendo como a moto de maior cilindrada da marca até 1973; a R12, introduzida em 1935, primeira motocicleta equipada com suspensão dianteira telescópica; e a R51, equipada com suspensão traseira com pino oscilante em 1938. Com a Segunda Guerra Mundial surgiu a R75 militar, equipada com side-car e tração tanto na motocicleta como no side-car. Em 1948, após o término do conflito, a fábrica da BMW estava praticamente destruída. Um pequeno grupo de funcionários conseguiu começar a montar novamente as motocicletas utilizando peças que sobraram dos modelos militares, iniciando a produção com o modelo R24 de 250cc. - - Em 1951 foi lançada a R 51/3, primeira motocicleta boxer do pós-guerra, que possuía novo desenho e tecnologia. Este modelo ficou conhecido como “a indestrutível”, tamanha era a resistência e qualidade das peças empregadas em sua fabricação. A fábrica de motocicletas foi transferida de Munique para Berlim, em 1970, aproveitando-se de incentivos fiscais do Governo Alemão necessários para produzir uma motocicleta mais econômica que pudesse competir com as japonesas. Foi introduzido então o modelo série/5, seguido, em 1973, do série/6, e modelos de maior cilindrada (900cc), como a R90/6 e a esportiva R90 S. Pela primeira vez uma motocicleta BMW de série ultrapassou a marca dos 200km/h. Era a resposta alemã ao sucesso da CB750 da Honda. A BMW introduziu em 1976 a série/7 incluindo a R100RS de 1000cc, a primeira moto de série no mundo com carenagem integral. O sucesso da carenagem foi tão grande que imediatamente os proprietários dos modelos anteriores atualizaram suas motocicletas incorporando a carenagem da R100RS.
- - A divisão de motos para competições, conhecida como BMW Motorrad, conquistou ao longo de sua história vitórias importantes como no Rali Paris-Dakar em 1981 com Hubert Auriol (primeira vitória na competição), feito que se repetiu em 1983 e nos dois próximos anos, desta vez com o piloto Gaston Rahier. A marca também fazia sucesso no Rali dos Faraós e no Baja Califórnia. Em 1987 encerrou-se a participação da BMW como equipe oficial. Mesmo assim, a marca continuou obtendo destaque com pilotos que utilizavam suas motocicletas. Eddy Hau, por exemplo, venceu a categoria Marathon do Paris-Dakar em 1988 e Jutta Kleinschmidt, em 1992, se tornou a primeira mulher a correr a prova. Após dez anos de afastamento, a BMW voltou a se envolver com o Paris-Dakar em 1998. No ano seguinte, o francês Richard Sainct venceu a competição. Em 2000, ganhou os quatro primeiros lugares, com Sainct em primeiro seguido por Oscar Gallardo e Jimmy Lewis. Em 2001, a BMW mudou o foco e começou a organizar sua própria competição, batizada de Boxer Cup. A BMW produz exclusivamente motocicletas com mais de 500 centímetros cúbicos, das quais vende aproximadamente 100 mil unidades anualmente. O faturamento com esta divisão para o Grupo BMW supera €1 bilhão.
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A sede
A imponente sede da BMW, localizada perto da Vila Olímpica de Munique, capital da Baviera, é um enorme complexo que chama a atenção por um edifício original, conhecido como BMW Tower e chamado oficialmente de BMW-verwaltungsgebäude, com quatro marcantes torres cilíndricas contemporâneas, que pretendem simbolizar “prosperidade, autonomia e perfeição técnica com um toque de utopia”. A sede mundial da BMW, projetada pelo arquiteto Karl Schwanzer, ficou pronta, por fora, em 1972, após quatros anos de construção, para os Jogos Olímpicos que se realizaram naquele ano em Munique. Somente no ano seguinte os funcionários se mudaram para lá.
- - O complexo é composto ainda por um enorme e completo museu (inaugurado também em 1973) cujo acervo é composto por 326 carros históricos da marca e uma sala de cinema com capacidades para 100 pessoas onde são exibidos filmes que contam a trajetória da montadora. Dentro do prédio redondo as rampas e escadas rolantes conduzem o visitante a viajar pelos mais de 90 anos de história da marca. O prédio é dividido em sete áreas temáticas de exibição, como o House of Design, que apresenta os visitantes ao espírito BMW, mostrando o processo de inspiração dos designers e os métodos de criação da imagem da marca; o House of the Company, que apresenta as origens e a evolução da BMW; ou o House of Motor Sport, ala esportiva que relembra as inúmeras glórias conquistadas nas competições de automobilismo. O museu ainda oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer clássicos da montadora como os modelos Roadster, os Serie 3, 5, 6 e 7, e apresenta as máquinas do futuro, como os visionários carros-conceito movidos a hidrogênio.
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Á poucos metros do complexo está localizado o Centro de Pesquisas e Inovação da montadora. Entrar neste setor sem ser convidado é tão difícil quanto pronunciar o nome desse departamento sem saber falar alemão. O Forschungs und Innovationszentrum (FIZ) é o centro nervoso de todo o desenvolvimento do grupo BMW. Em seus prédios geminados, que vistos de cima lembram o Pentágono, estão guardados os segredos dos futuros projetos das marcas BMW, Mini e Rolls-Royce. Nele trabalham cerca de 8.500 especialistas das mais diversas áreas, desde engenheiros a designers e matemáticos, todos pensando em projetos do futuro. Eles pesquisam novos materiais, combustíveis, formas aerodinâmicas e técnicas de produção, além de estudos voltados para as áreas elétrica e eletrônica. O acesso aos laboratórios só é permitido a super funcionários como engenheiros, designers ou especialistas em computação, todos portadores de senhas especiais. A imprensa e curiosos geralmente são mantidos a distância.
- - A evolução visual
O logotipo circular da BMW é uma lembrança do produto original produzido pela empresa alemã: o avião. Lembra uma hélice em rotação vista de frente. Isto porque muitos aviões eram pintados com as cores das suas regiões e aqueles da “Bavarian Luftwaffe” estavam pintados de azul e branco, correspondendo às cores do Brasão da Baviera. Diz-se que um piloto viu a hélice com alternados segmentos de branco e azul, e daí surgiu a idéia para a concepção do logotipo. Ele foi criado depois que Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15 de 1928. Ao longo dos tempos o logotipo sofreu pequenas alterações bastante suaves aos olhos dos consumidores. - - Os slogans Em 1975 surgia o mais poderoso e influente slogan na história da indústria automobilística: “The Ultimate Drive Machine”. Seria difícil ou pouco provável substituí-lo. Mas em 1993, a BMW tornou-se o foco das atenções no IAA (Internationale Automobil-Ausstellung) em Frankfurt, quando lançou um novo conceito sob o slogan “Mobilidade é vida”.
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Atualmente a marca utiliza o slogan global “Sheer Driving Pleasure” (Puro prazer em dirigir). Veja abaixo como o slogan é interpretado em outros países:
Pelo prazer de conduzir. (Portugal)
Fraude am Fahren. (Alemanha)
Le plaisir de conduire. (França)
Piace di guidare. (Itália)
Te gusta conducir. (Espanha) El placer de conducir. (Chile)
- - - - Dados corporativos ● Origem: Alemanha ● Fundação: 7 de março de 1916 ● Fundador: Karl Friedrich Rapp e Gustav Otto ● Sede: Munique, Bavária, Alemanha
● Proprietário da marca: Bayerische Motoren Werke AG ● Capital aberto: Sim (1922)
● Chairman: Joachim Milberg
● CEO: Norbert Reithofer
● Faturamento: €50.7 bilhões (2009)
● Lucro: €204 milhões (2009)
● Valor de mercado: €40.2 bilhões (fevereiro/2011)
● Valor da marca: US$ 22.322 bilhões (2010)
● Fábricas: 24
● Vendas globais (veículos): 1.461.166 unidades (2010)
● Vendas globais (motos): 98.047 unidades (2010)
● Presença global: + 140 países ● Presença no Brasil: Sim ● Maiores mercados: Alemanha, Estados Unidos, China e Inglaterra ● Funcionários: 96.230
● Segmento: Automobilístico ● Principais produtos: Automóveis e motocicletas
● Outros negócios: Mini e Rolls-Royce ● Slogan: Sheer Driving Pleasure.
● Website: www.bmw.com - O valor Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca BMW está avaliada em US$ 22.322 bilhões, ocupando a posição de número 15 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Além disso, a BMW é a 82ª maior empresa do mundo de acordo com a Fortune 500 de 2010. - A marca no mundo Presente em todas as partes do mundo, o grupo BMW emprega mais de 96 mil pessoas em 24 fábricas de produção e montagem espalhadas por 13 países (incluindo China, Estados Unidos, África do Sul, Índia, Egito, Canadá, Áustria e Alemanha), com faturamento em torno de €51 bilhões. Em 2010 a montadora alemã encerrou o ano com vendas globais de 1.461.166 de veículos das marcas BMW (1.224.280 unidades), Mini (234.175 unidades) e Rolls Royce (2.711 unidades). A divisão de motocicletas vendeu em 2010 mais de 98.000 unidades, gerando um faturamento superior a €1.1 bilhões. Em 2010 no Brasil a BMW vendeu 9.886 veículos. - Você sabia? ● Um pacote majoritário das ações da BMW, no valor de €12 bilhões, encontra-se em mãos da poderosa família Quandt, de origem holandesa calvinista, que imigrou para a Alemanha em 1700. Foi em 1959, que Herbert Quandt assumiu o controle da empresa, ao aumentar sua participação acionária, quando a empresa atravessava então uma séria crise, evitando assim que ela fosse à falência.
● A BMW ingressou na F1 em 1982 quando forneceu motores para a Brabham de Nelson Piquet. A montadora alemã se retirou da categoria em 2009, quando já atuava como uma equipe própria. Ao todo foram 20 vitórias na categoria, 76 pódios, 33 pole positions e um título de piloto.

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