domingo, 11 de dezembro de 2011

Criação da Marca C&A

C&A

Suas lojas possuem uma filosofia simples: vender o melhor da moda por preços justos. Calçados, roupas intimas, infantis, femininas, masculinas e acessórios, tudo exposto de uma forma prática em um ambiente moderno. Foi com esse conceito simples que a rede C&A se tornou uma loja de roupas e acessórios para toda a família.
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A história
Os primeiros membros da família Brenninkmeyer eram comerciantes de linho e produtos têxteis no século XVII, mas a história do êxito começou há 200 anos, quando os irmãos Clemens e August (cuja união das inicias de seus nomes resultou na sigla C&A) abandonaram sua casa na cidade de Mettingen, norte da Alemanha, e abriram um centro de distribuição para comercializar produtos têxteis na pequena Sneek, na Holanda, em 1841. A primeira loja com a marca C&A foi aberta em 1861, obtendo um grande êxito. Foi uma das primeiras lojas no mundo a oferecer roupas prontas em diversos tamanhos aos consumidores, a um preço aceitável. Em 1910, a C&A já tinha estabelecido uma vasta rede de lojas em toda a Holanda, presente em cidades como Leeuwarden, Amsterdam, Utrecht, Rotterdam, Groningen, Leiden, Haarlem e Enschede.
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A expansão para o exterior foi o passo seguinte. Outros membros da família fundaram lojas da marca na cidade de Berlim na Alemanha em 1911, primeira grande loja de departamento da cidade; e na Inglaterra em 1922. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, a empresa que tinha como maior mercado a Alemanha, encontrava-se em sérios apuros, afinal boa parte de suas lojas no país estavam fechadas ou destruídas, sem contar o fato da economia alemã estar combalida. Nos anos seguintes, a C&A resolveu recomeçar seus negócios na Alemanha com uma forte onda de expansão que resultou na inauguração de inúmeras lojas. A segunda onda de expansão teve lugar muito mais tarde, em um clima social e econômico muito diferente. Foi iniciada em 1963, com uma unidade na Bélgica.
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- Em 1972, a C&A estabeleceu-se na França. Nessa trajetória de sucesso, em 1976 foi inaugurada a primeira loja no Brasil, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Baseada no tripé, moda/qualidade/preços acessíveis, a C&A rapidamente conquistou uma parcela exigente do mercado que restringia suas compras às butiques. A marca ficou famosa no país com o bailarino Sebastian atuando em suas propagandas desde 1990, e mais recentemente com a modelo Gisele Bündchen; além é claro do inesquecível slogan “Abuse e Use”. Enquanto isso na Europa a marca expandia-se rapidamente, fincando bandeira na Suíça em 1977, em Luxemburgo em 1982 e na Espanha em 1983. Seguiu-se a Áustria em 1984, Portugal em 1991, República da Irlanda em 1998, República Checa em 1999 e Polônia em 2001, mesmo ano em que encerrou atividade no mercado inglês, estabelecendo assim a marca C&A em boa parte dos países do velho continente. Nesse ínterim, a rede inaugurou em 1999 sua primeira loja no México. No início de 2007 a rede européia inaugurou suas primeiras quatro lojas na China, ingressando assim em um dos maiores mercados consumidores do planeta. Recentemente a rede inaugurou, no Centro de Porto Alegre, a primeira loja C&A Eco do país e a segunda da rede no mundo. A primeira foi inaugurada em outubro de 2008, em Mainz, na Alemanha. A loja Eco é planejada para contemplar a redução do consumo de água, energia e o uso de produtos ambientalmente corretos, para reduzir os impactos ambientais causados durante a construção e a operação da loja. - - De alguns anos pra cá a rede firmou parcerias com grandes estilistas brasileiros que assinam coleções exclusivas para a C&A Collection. Dentre eles, Reinaldo Lourenço, Isabela Capeto, Amir Slama, Alexandre Herchcovitch, Sergio K e Glória Coelho. Além disso, um projeto batizado C&A Pop Fashion, utiliza pessoas do mundo pop musical, como as cantoras Fergie e Nicole Scherzinger, vocalista do grupo The Pussycat Dolls, Beyoncé e Christina Aguilera, que assinam coleções modernas e exclusivas para a marca. No final de 2010, a rede apresentou sua primeira parceria com um dos maiores nomes da moda internacional e anunciou o lançamento da coleção exclusiva Stella McCartney para C&A.
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- As marcas próprias
Em suas enormes lojas a C&A oferece aos consumidores uma vasta gama de produtos, que abrangem todos os estilos, comercializados sob várias marcas próprias. São 460 designers e compradores que desenvolvem coleções baseadas nas tendências da moda atual e nas inovações técnicas que ocorrem ao redor do mundo. Atualmente a empresa oferece 11 marcas exclusivas:
JINGLERS: linha de roupa jeans autêntica com múltiplas variações, tecidos de alta qualidade e resistência, além de visual moderno.
CLOCKHOUSE: coleção voltada para jovens adultos entre os 18 e os 25 anos de idade com peças modernas e descoladas para o dia-a-dia, oferecendo estilos autênticos e constantemente adaptado às novas tendências da moda.
WESTBURY: linha de roupas masculinas clássicas e de qualidade elevada em termos de tecido. É a marca para o homem exigente de hoje, e tanto serve para a reunião de negócios como para as horas de lazer.
YESSICA: linha de roupas e acessórios para mulheres jovens e modernas.
SIXTH SENSE: linha de roupas elegantes e clássicas para mulheres.
BABY CLUB: linha roupas para bebês.
HERE THERE: linha de roupas para meninas de 7 a 14 anos
- - O instituto O Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos e de interesse público, que tem como foco promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil. Foi fundado no dia 5 de agosto de 1991, atendendo ao desejo dos acionistas da rede de institucionalizar sua política de investimento social. O Instituto C&A oferece apoio técnico e financeiro a programas e projetos sociais realizados por outras instituições da sociedade civil, também dedicadas à educação de crianças e adolescentes. As ações devem estar situadas em cidades ou regiões metropolitanas onde a empresa possui operações. Desde a sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 60 milhões em 1.300 projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo mais de 1 milhão de pessoas entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social. O Instituto é responsável, também, pelo programa de voluntariado da C&A, onde aproximadamente 20% dos funcionários da empresa atuam como voluntários nas organizações apoiadas pelo instituto. - - A evolução visual
No decorrer dos anos o logotipo da C&A sofreu algumas modificações, a última delas ocorrida em 1999. Apesar disso, no Brasil, a rede utiliza o logotipo muito similar ao do ano de 1984.
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- Os slogans
Tá na vitrine, tá na C&A. (2009)
Todo mundo na moda. (2008)
Estar na moda é estar bem.
Tá na moda. Tá na mão, tá na C&A.
O poder da moda.
Abuse e Use C&A.
Fashion for Living.
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