AIWA
A
outrora tradicional marca japonesa AIWA, a pronúncia correta é “Aiua”,
sempre primou pela qualidade de seus equipamentos de áudio, visando
potência, durabilidade e design. Mas isso não foi necessário para que a
marca prosperasse nos dias atuais. O resultado foi catastrófico: virou
uma pequena marca no portifólio da enorme SONY e seus poucos produtos
dificilmente são encontrados em grandes mercados consumidores. Um triste
fim para uma marca que sempre foi diferenciada.-
A históriaA história da empresa começou em 1951 no Japão de forma meio obscura com a fundação da Aiko Denki Sangyo Company, uma fabricante de equipamentos de áudio, especialmente microfones. Em outubro de 1959 a empresa trocou seu nome para AIWA COMPANY. O nome “Aiwa” foi escolhido por conter som semelhante às palavras em japonês AI (Amor) e WA (Harmonia). No ano de 1964 a AIWA desenvolveu e lançou no mercado o primeiro gravador cassete do Japão chamado TP-707, e, nos anos seguintes, desenvolveu uma completa linha de produtos de áudio e vídeo que conquistou milhões de consumidores japoneses por sua alta qualidade. A década de 70 foi marcada por uma agressiva expansão internacional com seus produtos sendo introduzidos em vários mercados como o americano, inglês e alemão. Em conseqüência disso, a linha de produtos da marca foi aumentada e seu faturamento também (65% eram provenientes do mercado estrangeiro).
- -
Em 1980 introduziu no mercado o TP-S30, um fone de ouvido estéreo, que durante anos se tornaria um dos produtos de maior sucesso da marca japonesa; no ano seguinte vídeos cassetes, ingressando em um novo segmento; e quatro anos depois inaugurou seu centro tecnológico. No final desta década, em 1988, lançou no mercado o modem para uso profissional. A AIWA começou a operar oficialmente no Brasil em 1996 através de uma parceria com a empresa CCE.
- -
No ano seguinte passou a ser uma marca importante no segmento de som para automóveis com o lançamentos de CD Player nos Estados Unidos. Mas, quando a revolução digital começou, no fim da década de 90, a AIWA estava mal equipada para fabricar produtos que os consumidores desejavam, levando-a assim quase à falência. Mesmo vivendo um período difícil, a marca introduziu algumas novidades em sua linha de produtos, como em 2000 quando lançou no mercado o primeiro aparelho de gravação compacto para formato MP3; e no ano seguinte ao lançar o menor e mais leve aparelho compacto de MD (Mini-Disc). Poucos anos depois, em 2002, a japonesa AIWA já não tinha mais forças para andar com as próprias pernas no competitivo mercado de produtos eletroeletrônicos.-
-
Para tentar tirá-la do limbo, o presidente mundial da Sony, Kunitake Ando, decidiu tomar as rédeas do negócio. Pagou US$ 114 milhões em ações para assumir o controle total da empresa, da qual já detinha 61% de participação, adquirida no final da década de 60. A partir deste momento a AIWA deixava de ser uma empresa independente e passava a ser uma divisão da gigante Sony. Foi o início de uma enorme e dolorosa restruturação, com demissões e cortes de custos. Em janeiro do ano seguinte as mudanças já podiam ser detectadas: a marca AIWA foi relançada no mercado mundial com um novo posicionamento, direcionado para um público jovem consumidor de produtos eletrônicos ligados a computação.-
-
Apesar do lançamentos de novos pordutos, incluindo aparelhos de áudio portátil como discmans e radiogravadores com CD, além de aparelhos de DVDs e tocadores digitais MP3, a marca AIWA não conseguiu se recuperar no mercado mundial e atualmente é utilizada pela sua proprietária como como laboratório para novas tecnologias e para produtos de preços mais acessíveis em mercados restritos no mundo.
- -A evolução visualA primeira modificação significativa ocorreu no ano de 1991, quando a marca apresentou um novo logotipo com o nome AIWA passando a ser escrito em letras minúsculas. Em 2003, numa desesperada tentativa de reposicionar a marca no mercado mundial, a AIWA, já sob a tutela da Sony, remodelou completamente seu logotipo, que passou a adotar a palavra AIWA escrita de forma estilizada e moderna.
- -
Dados corporativos● Origem: Japão
● Fundação: 1951● Fundador: Desconhecido
● Sede mundial: Tóquio, Japão● Proprietário da marca: Sony Corporation● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Howard Stringer● Presidente: Ryoji Chubachi● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Eletrônicos● Principais produtos: Aparelhos de som, tocadores MP3, aparelhos de CD e fones de ouvido● Ícones: Os fones de ouvido
● Slogan: Enjoy AIWA.● Website: www.aiwa.com
-A históriaA história da empresa começou em 1951 no Japão de forma meio obscura com a fundação da Aiko Denki Sangyo Company, uma fabricante de equipamentos de áudio, especialmente microfones. Em outubro de 1959 a empresa trocou seu nome para AIWA COMPANY. O nome “Aiwa” foi escolhido por conter som semelhante às palavras em japonês AI (Amor) e WA (Harmonia). No ano de 1964 a AIWA desenvolveu e lançou no mercado o primeiro gravador cassete do Japão chamado TP-707, e, nos anos seguintes, desenvolveu uma completa linha de produtos de áudio e vídeo que conquistou milhões de consumidores japoneses por sua alta qualidade. A década de 70 foi marcada por uma agressiva expansão internacional com seus produtos sendo introduzidos em vários mercados como o americano, inglês e alemão. Em conseqüência disso, a linha de produtos da marca foi aumentada e seu faturamento também (65% eram provenientes do mercado estrangeiro).
- -
Em 1980 introduziu no mercado o TP-S30, um fone de ouvido estéreo, que durante anos se tornaria um dos produtos de maior sucesso da marca japonesa; no ano seguinte vídeos cassetes, ingressando em um novo segmento; e quatro anos depois inaugurou seu centro tecnológico. No final desta década, em 1988, lançou no mercado o modem para uso profissional. A AIWA começou a operar oficialmente no Brasil em 1996 através de uma parceria com a empresa CCE.
- -
No ano seguinte passou a ser uma marca importante no segmento de som para automóveis com o lançamentos de CD Player nos Estados Unidos. Mas, quando a revolução digital começou, no fim da década de 90, a AIWA estava mal equipada para fabricar produtos que os consumidores desejavam, levando-a assim quase à falência. Mesmo vivendo um período difícil, a marca introduziu algumas novidades em sua linha de produtos, como em 2000 quando lançou no mercado o primeiro aparelho de gravação compacto para formato MP3; e no ano seguinte ao lançar o menor e mais leve aparelho compacto de MD (Mini-Disc). Poucos anos depois, em 2002, a japonesa AIWA já não tinha mais forças para andar com as próprias pernas no competitivo mercado de produtos eletroeletrônicos.-
-
Para tentar tirá-la do limbo, o presidente mundial da Sony, Kunitake Ando, decidiu tomar as rédeas do negócio. Pagou US$ 114 milhões em ações para assumir o controle total da empresa, da qual já detinha 61% de participação, adquirida no final da década de 60. A partir deste momento a AIWA deixava de ser uma empresa independente e passava a ser uma divisão da gigante Sony. Foi o início de uma enorme e dolorosa restruturação, com demissões e cortes de custos. Em janeiro do ano seguinte as mudanças já podiam ser detectadas: a marca AIWA foi relançada no mercado mundial com um novo posicionamento, direcionado para um público jovem consumidor de produtos eletrônicos ligados a computação.-
-
Apesar do lançamentos de novos pordutos, incluindo aparelhos de áudio portátil como discmans e radiogravadores com CD, além de aparelhos de DVDs e tocadores digitais MP3, a marca AIWA não conseguiu se recuperar no mercado mundial e atualmente é utilizada pela sua proprietária como como laboratório para novas tecnologias e para produtos de preços mais acessíveis em mercados restritos no mundo.
- -A evolução visualA primeira modificação significativa ocorreu no ano de 1991, quando a marca apresentou um novo logotipo com o nome AIWA passando a ser escrito em letras minúsculas. Em 2003, numa desesperada tentativa de reposicionar a marca no mercado mundial, a AIWA, já sob a tutela da Sony, remodelou completamente seu logotipo, que passou a adotar a palavra AIWA escrita de forma estilizada e moderna.
- -
Dados corporativos● Origem: Japão
● Fundação: 1951● Fundador: Desconhecido
● Sede mundial: Tóquio, Japão● Proprietário da marca: Sony Corporation● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Howard Stringer● Presidente: Ryoji Chubachi● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Eletrônicos● Principais produtos: Aparelhos de som, tocadores MP3, aparelhos de CD e fones de ouvido● Ícones: Os fones de ouvido
● Slogan: Enjoy AIWA.● Website: www.aiwa.com
A marca no mundo
Atualmente a marca AIWA, que parece adormecer esquecidamente no imenso portifólio do Grupo SONY, atua com uma restrita linha de produtos populares que são comercializados em pouco mais de 10 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
● Na década de 90 a AIWA chegou a ter 30% do mercado mundial no segmento de aparelhos de som compactos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário