BANANA REPUBLIC
Em 1984 o famoso catálogo da marca já atingia 1 milhão de pessoas e era responsável por aproximadamente 50% das vendas da marca. Nos próximos quatro anos a marca experimentou uma explosão em suas vendas, resultado da inauguração de novas lojas e diversificação de sua linha de produtos. O resultado: a rede inaugurou sua centésima loja já em 1988. Porém, apesar do crescimento, por volta de 1989, a BANANA REPUBLIC assistiu suas vendas começarem a despencar. O diagnóstico era que o consumidor estava cansado do tema proposto pela marca. A partir daí, sob o comando da empresária Jeanne Jackson, a marca deu início a uma virada na sua forma de gestão, passando a focalizar o consumidor. Suas coleções ganharam cores vivas e estilo moderno focando um público consumidor mais jovem. Além disso, passou a oferecer jóias e uma pequena linha de produtos em couro. Era o começo de uma grande virada, com as vendas triplicando e a marca se tornando moderna e extremamente desejada por uma juventude endinheirada e ávida por consumo.
Em 1995 a marca inaugurou sua primeira loja internacional em Vancouver no Canadá, iniciando um forte período de expansão, ingressando também no mercado japonês através de lojas multimarcas. Nesta época começou uma forte diversificação de sua linha de produtos com o lançamento de sua primeira linha de produtos pessoais composta por cremes e cosméticos, além de uma coleção de acessórios para casa e presentes, acessórios versáteis como cintos, e o perfume Banana Republic for Men, lançado no mercado em 1996. Foi uma das primeiras redes de seu segmento a inaugurar lojas específicas para homens e mulheres. E novos itens surgiram em seu portfólio como bolsas, roupas íntimas e sapatos. Com mais de 200 lojas nos Estados Unidos e 5 no Canadá, a BANANA REPUBLIC atingia US$ 500 milhões de faturamento. Em 1997 a marca introduziu uma linha mais esportiva, composta de roupas e sapatos, chamada BR Atheltic. Ainda neste ano inaugurou suas primeiras lojas âncoras na cidade de San Francisco, Chicago e Waikiki.
Porém a maior mudança ocorreu em 1998 quando a marca lançou uma enorme campanha de marketing composta pelos primeiro comerciais de televisão, anúncio impressos e quiosques, inaugurados em vários centros comerciais espalhados pelo país, além do re-lançamento do famoso catálogo, que havia sido descontinuado 10 anos atrás. Em 1999 foi a vez de lançar no mercado seu comércio eletrônico, proporcionando aos consumidores mais uma maneira de adquirir seus produtos, desta vez com toda a comodidade. Dois anos depois, a marca introduziu uma coleção de roupas e acessórios para serem vendidos exclusivamente em sua loja virtual. O novo milênio trouxe grandes novidades como a inauguração de suas primeiras lojas no Japão (Tóquio e Yokohama) em 2005.
Em 2007 iniciou uma forte expansão internacional inaugurando lojas na Coréia do Sul, Kuwait, Indonésia, Malásia, Cingapura, Omã e Emirados Árabes Unidos, além de lançar seu novo perfume, chamado Cordovan, e a primeira coleção de óculos de sol e de prescrição. Em março de 2008, ano em que completou 3 décadas de sucesso, a marca inaugurou sua primeira loja (1.600 m2) na Europa, localizada em Londres na famosa Regent Street, uma das mais badaladas e descoladas ruas da capital inglesa. Pouco depois, a BANANA REPUBLIC intensificou sua internacionalização com inaugurações de suas primeiras lojas franqueadas na Turquia, Arábia Saudita e Índia, entre outros países. Recentemente a marca apresentou um novo conceito para suas lojas, que estreou em Las Vegas e no SoHo, além de inaugurara a primeira unidade exclusivamente para a venda de acessórios em edições limitadas
A evolução visualA identidade visual da marca sofreu apenas uma modificação em sua história. Isto ocorreu de forma radical depois que a BANANA REPUBLIC foi adquirida pela GAP em 1983. A mudança do logotipo aconteceu devido ao posicionamento mais sofisticado da marca adotado pelos então novos proprietários.
A marca possui ainda um tradicional monograma, formado pelas iniciais BR, utilizado em muitos de seus produtos.
Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1978
● Fundador: Patrícia e Mel Ziegler● Sede mundial: San Francisco, Califórnia● Proprietário da marca: GAP Inc.● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Jack Calhoun
● Estilista: Simon Kneen
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 640
● Presença global: 32 países● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 8.000
● Segmento: Moda casual● Principais produtos: Roupas casuais e esportivas, acessórios e perfumes● Principais concorrentes: Gant, Guess e Urban Outfitters● Ícones: O catálogo de vendas
● Slogan: Three Unforgettable Decades.● Website: www.bananarepublic.comA marca no mundoAtualmente a BANANA REPUBLIC conta com aproximadamente 540 lojas nos Estados Unidos, 40 no Canadá, além de unidades em outros 30 países como Japão e Inglaterra, alcançando faturamento de US$ 2.5 bilhões. A marca tem sua loja âncora (flagship) na cidade de San Francisco, localizada no charmoso endereço da Grand Avenue, em uma casa, construída em 1908, tombada pelo patrimônio histórico. Outro grande canal de venda da marca são as lojas do Free Shop que vendem produtos da BANANA REPUBLIC. Além disso, o comércio eletrônico da marca vende produtos para mais de 80 países, incluindo o Brasil.
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