domingo, 11 de dezembro de 2011

RED BULL

RED BULL

Aumenta a resistência física, acelera a capacidade de concentração e a velocidade de reação, dá mais energia e melhora o estado de espírito. Tudo isso pode ser encontrado em uma simples latinha de RED BULL, a bebida energética que graças, em grande parte, a uma boa campanha de marketing, uma excelente distribuição e um bom projeto de embalagem, conseguiu alcançar um sucesso global. A marca do touro vermelho, famosa pelo slogan “Red Bull te dá asas”, tem como público-alvo os jovens e esportistas, dois segmentos atraentes e igualmente difíceis de lidar. E faz isso como ninguém. Afinal, com um produto pioneiro e um marketing ímpar, a marca se transformou em uma máquina eficiente de fazer muito dinheiro.
-A história
Tudo começou no início dos anos 80, quando o austríaco Dietrich Mateschitz, hoje proprietário da RED BULL, costumava viajar pelo continente asiático à negócios. Em uma de suas viagens, enquanto executivo de uma empresa alemã, descobriu, casualmente, na Tailândia, um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, cafeína e taurina. A bebida chamada “krating daeng” era muito popular entre motoristas de táxis, submetidos a jornadas de trabalho extenuantes. Um deles, ao apanhá-lo no aeroporto, garantiu: “um copo disso e seu cansaço vai embora”. Com seu faro para bons negócios, o empreendedor voltou para a Áustria levando uma pequena amostra desses compostos e uma grande idéia na cabeça.
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Começou então a árdua tarefa de conseguir a aprovação para comercializar o conteúdo da bebida, pois se tratava de um produto desconhecido com uma dose de cafeína três vezes maior do que um refrigerante comum. Sua visão clara sobre o que fazer e seu conhecimento científico sobre o produto, foram muito importantes no desenvolvimento deste novo tipo de bebida. Depois de uma espera de três anos para obter a licença para a fabricação do produto no país, surgiu a bebida energética chamada RED BULL, lançada em 1987 no mercado austríaco.
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A embalagem teria que diferenciar o produto de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno, mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras embalagens do mesmo tipo nas prateleiras dos supermercados. Uma lata de 250 ml de RED BULL, continha 20 gramas de açúcar, 1.000 mg de taurina, 600 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B. A empresa foi a primeira a utilizar no mercado o termo Energy Drink. O sucesso foi tão grande, mais de 1 milhão de lata vendidas, que além de chamar a atenção e a curiosidade das pessoas, trouxe algumas dúvidas sobre o novo produto. Por isso, o lançamento de RED BULL foi acompanhado por intensos testes científicos e pesquisas médicas. Todos estes estudos confirmaram os efeitos positivos do produto e a segurança total de seus ingredientes. Em 1992 foi exportado pela primeira vez para a Hungria. Logo depois já se fazia presente em todos os países europeus. E no final da década a bebida chegou aos Estados Unidos (1997) e ao mercado brasileiro (1998). Somente em 2003 o produto ganhou uma nova versão: o RED BULL Sugar-Free (sem adição de açúcar), lançado em 40 países ao redor do mundo.
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-Recentemente, em 2008, a marca expandiu seu portfólio com o lançamento do RED BULL COLA, um refrigerante de cola com ingredientes totalmente naturais (entre eles noz-de-cola, que tem gosto amargo, grande quantidade de cafeína e folha de coca), sem adição de conservantes e outros aditivos sintéticos. O novo produto pode ser encontrado na Áustria, Estados Unidos, Rússia, Suíça, Reino Unido, Irlanda e Itália. Ainda neste ano, finalmente RED BULL foi lançado no mercado francês, isto porque, até então só podia ser comercializado em farmácias por causa da substância taurina, e a empresa não queria que o produto fosse vendido ou taxado como “remédio”. Outra novidade da marca, lançada em 2009, como teste de mercado, é o RED BULL ENERGY SHOT, um energético com altas doses de cafeína e taurina, capaz de dar energia por horas. Ou seja: muito mais cafeína em uma quantidade menor de líquido. Além disso, nos últimos anos a marca vem diversificando suas opções de embalagens com o lançamento das latas de 355ml e 473ml.
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O marketing do touro
Sua fórmula não está protegida por patentes. Todas as grandes empresas do mundo, entre elas a poderosa The Coca-Cola Company, lançaram concorrentes, sem, no entanto, ameaçar a hegemonia da marca RED BULL nos países onde atua. Mais: a principal sustentação do produto não se encontra em suas difusas propriedades energéticas, sintetizadas no posicionamento “RED BULL revitaliza o corpo e a mente” ou no slogan “RED BULL te dá asas” (Red Bull Gives You Wings), traduzido nos 140 países onde a bebida é comercializada. Sua força reside em um marketing agressivo, inovador e surpreendente, dirigido para consumidores jovens, abaixo dos 25 anos. O logotipo dos dois búfalos vermelhos aparece em campanhas de massa apenas eventualmente. A RED BULL não gosta de dividir patrocínios. Por isso, na Fórmula 1 onde em 2010 conquistou os títulos de construtores e pilotos (com o alemão Sebastian Vettel) pela primeira vez, possui equipes próprias: a Red Bull Racing (conhecida como RBR) e a Scuderia Toro Rosso (conhecida como STR). E na Nascar, modalidade de automobilismo mais popular dos Estados Unidos, possui outra equipe, a Red Bull Team. No futebol, montou quatro times, um na Áustria (Fussball Club Red Bull Salzburg), um nos Estados Unidos (Red Bull New York), um na Alemanha (RB Leipzig) e mais recentemente outro no Brasil (Red Bull Brasil, confederado na Federação Paulista de Futebol). E no hóquei no gelo possui o Red Bull Salzburg (Áustria).
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Mas a preferência é por eventos esportivos exclusivos da marca, necessariamente mirabolantes e que atraiam grandes multidões e a atenção da mídia. Pode ser uma prova de mountain bike no interior de Minas Gerais. Ou uma corrida de motocross em uma praça de touros no México. Ou ainda uma corrida de aviões, a Red Bull Air Race, única no mundo, nos céus de grandes cidades, como Barcelona ou Budapeste, cujo público sempre supera um milhão de pessoas. Ou até mesmo a Red Bull Paper Wings, um campeonato mundial de aviões de papel acompanhado com entusiasno por milhares de jovens no mundo, e cujo último campeão foi um brasileiro, o paulistano Leonard Ang.
- -A RED BULL também patrocina esportistas importantes que se dedicam à prática profissional de esportes como snowboard, esqui, escaladas, ultraleve, kitesurfing, Fórmula 1, entre outros. No total, são mais de 600 atletas patrocinados pela empresa em todo o mundo. Além disso, apóia e patrocina atividades como o skating urbano, ciclismo e patinação, praticados por jovens descolados, ou seja, modernos. Um dos garotos-propaganda preferidos da RED BULL é o homem-voador Felix Baumgartner. O pára-quedista já sobrevoou o Canal da Mancha com uma “Asa Red Bull” na tentativa de bater o recorde mundial de distância (35 km) e saltou do prédio mais alto do mundo, o Petronas Tower (468 metros), na Malásia, sempre vestido com um traje alado. No Brasil, ficou famoso em 1999, quando pulou do Cristo Redentor. O mundo inteiro estampou as fotos das peripécias do aventureiro e conseqüentemente o logotipo da RED BULL. Outro exemplo da agressividade da marca no marketing ocorreu em 2008, quando a Piazza San Marco, em Veneza, na Itália, sofreu uma inundação, e o surfista Duncan Zuur, patrocinado pela RED BULL, “pegou uma onda” na enchente e surfou até a polícia chegar e acabar com a festa. O “feito” ganhou os jornais do mundo inteiro e só na internet o vídeo foi visto mais de um milhão de vezes.- -
Outro fator que contribuiu para o sucesso da marca foi a boa e agressiva distribuição do produto, além das ações promocionais de amostragem. Nas faculdades, recrutam estudantes (chamados SBM - Student Brand Manager) para representar a marca junto aos jovens, que são responsáveis por uma área específica do marketing da empresa chamada Consumer Collecting. Dependendo do país, a RED BULL dispõe de carros (geralmente do modelo VW New Beetle) pintados com o logotipo da marca que circulam em locais onde os jovens costumam se reunir, para promover e distribuir gratuitamente o produto. A bebida pode ser encontrada também em bares e discotecas, o que não é muito positivo para a publicidade do produto, em virtude da sua associação ao álcool e às drogas. Porém, trata-se de um fato que fugiu completamente do controle da empresa. Por tudo isso, aproximadamente 35% de seu faturamento é reservado para investimentos em marketing.
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Air Race
É uma competição eletrizante em que os pilotos mais talentosos do mundo desafiam uns aos outros em uma corrida aérea de velocidade, precisão e habilidade. A competição apresenta uma nova e dinâmica categoria de pilotagem conhecida por “Air Racing”, onde o objetivo é seguir uma rota cheia de desafios no céu fazendo o menor tempo possível. Voando sozinhos contra o relógio, os pilotos devem executar giros apertados em um circuito slalom que consiste em mastros ou pilões especialmente projetados, chamados de “Air Gates”. Voar perto do chão a velocidades que podem alcançar até 400 km/h enquanto difíceis manobras são feitas requer uma habilidade imensa que apenas certo número de pilotos no mundo possui. Por isso eles são selecionados a dedo de acordo com suas perícias e experiência. Esses pilotos estão no auge de suas carreiras. E têm mesmo que estar: o Air Race exige muito de suas habilidades de pilotagem. Para se ter uma idéia, eles têm que suportar forças de até 10G. Não há espaço para erros. O que faz o Air Race tão eletrizante e interessante para os espectadores é a proximidade com a multidão. Vôos baixos e rasantes em uma rota relativamente compacta dão às pessoas um gostinho da emoção de perto. A criação do Air Race foi idealizada pela RED BULL, que convidou o renomado piloto húngaro Peter Beseynei para ajudar a definir o conceito do evento.
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O primeiro Red Bull Air Race aconteceu no Air Power em Zeltweg na Áustria em 2003. O evento foi um enorme sucesso. Estava claro que a competição tinha enorme potencial. Os eventos subseqüentes aconteceram na Hungria, Inglaterra e Estados Unidos e seguiram uma evolução até chegarem ao formato atual: o Red Bull Air Race World Series. A primeira série mundial começou em 2005, acontecendo em sete lugares diferentes do mundo com 10 pilotos aclamados internacionalmente competindo. 11 pilotos participaram da edição de 2006 em 9 localidades internacionais espetaculares, quando o americano Kirby Chambliss ganhou o título de campeão mundial na etapa final em Perth na Austrália. Em 2007 o Brasil ganhou uma etapa tendo a Baía de Guanabara na cidade do Rio de Janeiro como palco da disputa.
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- -Flugtag DayA palavra “Flugtag” em alemão significa o dia do vôo. O primeiro Red Bull Flugtag (ou Dia de Voar) aconteceu na Áustria em 1991 e não passava de um concurso de geringonças voadoras que eram arremessadas na água. Desde então, o sonho de voar com máquinas caseiras se espalhou pelo mundo. Da Irlanda para os Estados Unidos, da Itália para a República Tcheca, da Alemanha a Portugal e recentemente para o Brasil. É um evento para todos aqueles que amam aventura, têm inspiração, senso de humor e interesse em mostrar suas habilidades e criatividade em invenções. A idéia é reunir aventureiros dispostos a encarar o desafio de projetar e construir máquinas voadoras. O que conta é a originalidade, criatividade e desempenho de vôo.-
-O templo dos touros vermelhosSó pode ser louco! É assim, em tom crítico, mas com indisfarçada admiração, que muitos austríacos olham para um dos mais recentes feitos do empresário Dietrich Mateschitz: o HANGAR-7, localizado no aeroporto de Salzburgo na Áustria e melhor tradução da estratégia de marketing da marca RED BULL. Olhando para a imponente estrutura elíptica de aço e vidro, fica mais fácil entender como o criador da bebida energética RED BULL se tornou o mais famoso morador da cidade desde Wolfgang Amadeus Mozart, nascido há exatos 250 anos. O HANGAR-7 é uma espécie de templo para o culto aos dois touros vermelhos estampados nas latinhas do famoso energético. Para fazer jus ao slogan “RED BULL te dá asas”, a empresa estaciona no HANGAR-7 uma coleção de 17 aviões, entre jatos e clássicos como o B-27 Mitchell, de 1945, todos em perfeitas condições de vôo. Cerca de 170 mil visitantes passam todo ano pelo local, também para conhecer outras paixões do empresário, como os carros de Fórmula 1 das equipes patrocinadas pela marca e exposições de arte contemporânea.- -O local possui também salas reservadas, atribuindo um lado exclusividade ao ambiente. Em dois bares futuristas são servidos coquetéis à base do energético e o restaurante Ikarus recebe os clientes que não se incomodam com a fila de espera de até três semanas por uma mesa. Os pratos mudam a cada mês, de acordo com um programa que prevê um rodízio constante de chefs internacionais renomados e talentosos. Pouco conhecido do público é o HANGAR-8, uma garagem menor onde são recuperados os modelos recém-adquiridos pela Flying Bulls, subsidiária criada especialmente para administrar a frota e organizar a única corrida de aviões do mundo, a Red Bull Airways.- -
O gênio por trás da marca
Todo este sucesso da RED BULL fez de Dietrich Mateschitz um dos empresários mais ricos do mundo, segundo a revista americana Fortune, cujo patrimônio pessoal atinge US$ 4.1 bilhões. O austríaco é um homem que nunca suportou regras e formalidades e teve um desempenho escolar sofrível, tendo concluído o curso de Administração de Empresas em 10 anos, o dobro do tempo normal. Sua energia era dirigida para os esportes, como esqui na neve, automobilismo e aviação. Sempre com um sorriso estampado nos lábios, a pele bronzeada e a companhia freqüente de mulheres bonitas e estrelas do cinema, como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, lhe criaram a fama de “bon vivant”. Criou uma empresa á sua imagem e semelhança.
- -O sexagenário empresário continua cheio de energia e adepto fanático dos esportes radicais. Sua jornada de trabalho é preenchida por reuniões “com resultados imediatos e tomadas de decisão”. Entre segunda e quarta-feira seu expediente não tem limites de horários. As quintas são reservadas apenas aos assuntos que ficaram abertos nos dias anteriores. “Sextas-feiras são dedicadas à família, aos amigos, esportes e diversão”, afirma ele. De onde vem tanta energia? Ele próprio responde: “Tomo de oito a 12 latas de RED BULL por dia, dependendo de quanto durem os dias e as noites”. Seu espírito pode ser definido como criativo, dinâmico, não-conformista, profissional, autocrítico, simpático, autêntico, esperto e singular. Modesto, nem pensar. Chamar a atenção de forma pouco convencional tornou-se sua marca registrada e, conhecendo um pouco mais de perto o funcionamento da empresa criada por ele, paira uma dúvida: se o negócio dele é produzir bebidas ou idéias mirabolantes.- -
Dados corporativos
● Origem:
Áustria● Fundação: 1984● Fundador: Dietrich Mateschitz● Sede mundial: Fuschl am See, Áustria● Proprietário da marca: Red Bull GmbH● Capital aberto: Não● CEO: Dietrich Mateschitz● Faturamento: €3.5 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado● Presença global: 160 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 6.900● Vendas: 4.2 bilhões latas (2010)
● Segmento:
Bebidas energéticas● Principais produtos: Red Bull e Red Bull Sugar Free● Outros negócios: Equipes de Formula One, equipes de futebol profissional, escuderia da Nascar● Eventos: Red Bull Air Race World Series, Flugtag Day● Ícones: O touro vermelho e as vaquinhas de seus comerciais● Slogan: Red Bull Gives You Wiiings. (Red Bull te dá asas)
● Website:
http://www.redbull.com/
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A marca no mundoO energético RED BULL, que detém 70% do mercado mundial de energéticos, pode ser encontrado em 160 países ao redor do mundo, vendendo mais de 4.2 bilhões de latas anualmente. O consumo per capita na Áustria é o mais elevado do mundo: 14 latas ao ano. Nos postos de gasolina do país a bebida é mais vendida do que a popular Coca-Cola.-Você sabia? Apesar do enorme sucesso da marca, a bebida enfrenta resistências em algumas partes do mundo. Na Argentina, por exemplo, a bebida é comercializada à força de liminares judiciais, porque as autoridades locais exigem que a fórmula seja alterada para reduzir a quantidade de cafeína. O governo mexicano pede a retirada do termo energy drink da embalagem.

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