GIORGIO ARMANI

-
A história
O estilista Giorgio Armani, conhecido como o Imperador de Milão, nasceu em 11 de julho de 1934, na cidade de Piacenza, no norte da Itália (ao sul de Milão). A paixão pela moda não se manifestou cedo e o jovem italiano chegou a cursar dois anos de medicina na Universidade de Milão antes de aceitar o trabalho de vitrinista na renomada loja de departamentos La Rinascente, em Milão, aos 20 anos. Sua irmã mais nova, Rosanna Armani, que trabalhava como modelo, o introduziu no restrito círculo da moda italiana da época e, a partir daí, seu currículo ganhou conteúdo graças a trabalhos como assistente, por nove anos, de Nino Cerruti. Em 1970, iniciou sua carreira como Free-Lancer no mundo da moda, encorajado pelo seu grande amigo Sergio Galeotti, desenhando e costurando para inúmeras grifes, inclusive Emanuel UNGARO.
-
Alguns anos se passaram até que o estilista lançasse sua marca própria, em parceria com seu companheiro, Sergio Galeotti – para isso, a dupla vendeu seu carro e começou com cerca de US$ 10 mil. Em 24 de julho de 1975, a sua primeira coleção era lançada, com roupas femininas e masculinas e seu estilo logo se tornou símbolo de elegância, com uma alfaiataria caprichada, altas doses de androginia, vestidos de noite cheios de glamour, sobriedade nas cores e nenhuma influência das tendências da época, constituindo roupas e acessórios atemporais. Ficou conhecido como “The King of Jackets” depois de lançar sua coleção masculina, onde apresentou ternos e blazers com cortes sóbrios e exclusivos.--


Foi também nesta década, em 1985, que o estilista sofreu um dos maiores baques de sua vida: a morte de seu sócio Sergio Galeotti, vitimado por um câncer. Porém, Giorgio Armani, apesar de abatido, assumiu o comando da empresa e nos anos seguintes conseguiu fazê-la crescer muito. Desde 2002, a Ásia tem sido foco de uma estratégia de expansão do grupo ARMANI, iniciada com a inauguração de uma loja de mais de 3 mil metros quadrados em Hong Kong – o investimento se reflete nos números de hoje, já que a região é um dos grandes mercados de prosperidade da marca. China, Índia e Rússia também ganharam unidades da grife italiana. No início de 2009, a grife italiana inaugurou uma mega loja, quase quatro mil metros quadrados espalhados por quatro andares, que abrigam três marcas (Armani Jeans, Emporium Armani e Giorgio Armani), um restaurante e uma loja de chocolates, na esquina da Quinta Avenida com a Rua 56. A loja fica perto de outras casas de moda como Gucci, Prada, Versace, Fendi e Bottega Veneta. A idéia foi levar um pouco do caos de Nova Iorque para dentro da loja, que possui uma fachada de vidro e uma escada escultural no seu interior. A nova loja representa a interpretação de Armani sobre a tendência atual de misturar estilos e sobrepor produtos com preços variados. A loja não utiliza divisão de espaços para evitar que barreiras psicológicas sejam criadas.-

● Lançamento da ARMANI JEANS, marca de roupas confeccionadas em jeans e de preço mais acessível.
● Lançamento da ARMANI JUNIOR, composta por uma linha de roupas para meninos e meninas acima dos cinco anos.1982● Lançamento da primeira fragrância feminina chamada ARMANI.
● Lançamento da GIORGIO ARMANI UNDERWEAR (roupas íntimas), EMPORIO ARMANI SWIMWEAR (moda praia) e EMPORIO ARMANI ACESSORIES.1983● Lançamento da primeira fragrância masculina chamada ARMANI.1986● Inauguração da primeira loja ARMANI JUNIOR em Milão.
1987
● Lançamento de sua primeira linha de óculos (GIORGIO ARMANI OCCHIALI) e acessórios.1988● Foi a primeira grife de moda a investir pesado em uma coleção de óculos por meio de uma parceria selada com a Luxottica e que durou 14 anos. Com isso, acabou formatando uma operação que combinava moda, lucro e fabricação em série, que foi rapidamente replicada por muitas outras casas de moda, cada uma à sua moda.1989● Inauguração do primeiro restaurante chamado ARMANI EXPRESS na cidade de Londres.
● Lançamento da EMPORIO ARMANI GIFT COLLECTION, uma linha de acessórios para presentes.
● Lançamento da linha para casa e banheiro da marca EMPORIO ARMANI.1991● Lançamento da marca esportiva ARMANI EXCHANGE (também conhecida por A/X), composta por roupas e acessórios com perfil jovem e urbano.
1992
● Lançamento do perfume feminino GIO, um dos maiores sucessos da grife.1995● Lançamento do perfume feminino ACQUA DI GIO, seguido da versão masculina no ano seguinte.
● Lançamento da linha de roupas e acessórios para esportes na neve (GIORGIO ARMANI NEVE) e golfe (GIORGIO ARMANI GOLF).1997● Inauguração das três primeiras lojas da ARMANI COLLEZIONI em Milão, Tóquio e Londres. As lojas vendiam coleções clássicas e esportivas, além de acessórios.
1999
● Lançamento da GIORGIO ARMANI BEAUTY COMPONENTS, uma linha de maquiagens composta por blush, sombras de olho e batons.
● Início de seu comércio on-line, primeiramente nos Estados Unidos.
2000
● Inauguração de um de seus “templos” localizado na Via Manzoni, às portas do Quadrilátero da Moda, em Milão. Com três andares e mais de 8 mil metros quadrados, ocupa o antigo prédio da Generali, tradicional seguradora italiana, datado de 1937, e abriga, além do universo Emporio Armani, os espaços Armani Libri (livros), Armani Fiori (flores), Armani Dolci (chocolates), Armani Arte, Amani Casa, Armani Jeans, Armani Café e ainda restaurantes e a Sony Gallery, local perfeito para os amantes da tecnologia.
● Lançamento da GIORGIO ARMANI COSMETICS, uma completa de produtos de beleza.
● Inauguração de sua primeira loja em Milão da ARMANI CASA, com vasta linha de decoração.
2001
● Inauguração da primeira loja em Milão da GIORGIO ARMANI ACCESSORI.2003● GIORGIO ARMANI e Mercedes-Benz anunciaram uma parceria no mínimo luxuosa para a criação da Mercedes CLK Giorgio Armani, modelo esportivo desenhado com a participação do estilista. A idéia surgiu do sucesso obtido pela montadora alemã ao patrocinar a retrospectiva de 25 anos de carreira do estilista, concebida pelo museu norte-americano Guggenheim, e exibida em Berlim, Londres, Tóquio e Xangai.
● Inauguração do primeiro ARMANI/PRIVÉ, um super exclusivo bar/lounge em Milão.
2006
● Lançamento do perfume feminino ARMANI CODE, definido pelo próprio estilista como simples, sensual e cativante. A embalagem do perfume é um trabalho primoroso do designer Fabien Baron. Atualmente é o sexto perfume mais vendido do mundo.2007● No dia 7 de novembro inaugurou o seu próprio spa, dentro de sua mega-loja no elegante bairro de Ginga, em Tóquio no Japão. Inspirado nas antigas termas romanas, proporciona aos endinheirados clientes, variados momentos de puro prazer e bem-estar. O espaço total ocupa cerca de seis mil metros quadrados, distribuídos por doze andares.
● Lançamento, em parceria com a coreana Samsung, do primeiro celular assinado pelo estilista italiano. Baseado no modelo Samsung P520, o novo celular GIORGIO ARMANI tem uma tela touchscreen, tela de 2.6” e câmera digital de 3 megapixels. Ele é um Triband GSM com Edge e tem Bluetooth A2DP e Wi-Fi.
● Lançamento do perfume feminino ARMANI DIAMONDS, com a campanha de estréia trazendo não só o rosto mas também a voz da cantora Beyoncé.
● Lançamento do perfume masculino ARMANI ATTITTURE.
2008
● Apresentação no dia 16 de abril, em parceria com a Samsung, uma linha de televisão LCD de 46’ e 52’ desenhada pelo estilista italiano.
● Lançamento do perfume feminino ONDES e do masculino DIAMONDS.
● Lançamento de uma linha de luxo de instrumentos de escrita.
● Lançamento da Luxury Traveller Collection, uma coleção de malas de viagens femininas e masculinas. O conjunto de três peças para mulheres inclui uma bolsa de viagem, mala e frasqueira, tudo em pele de crocodilo e em diversas cores. Para os homens, há três tamanhos de malas e pastas em preto ou em marrom tabaco.
2009
● Lançamento do ARMANI ONDE, um trio de fragrâncias orientais para mulheres. As três fragrâncias são: Mystère (frasco roxo) inspirada nas mulheres dos haréns, Vertige (frasco rosa) inspirada na Índia e Extase (frasco verde) inspirada no Oriente Médio.2010● Lançamento do do perfume ACQUA di GIOIA, que foi desenvolvido sob inspiração nas águas marinhas.-

-

Na gastronomia, aliás, o estilista quis celebrar o mundo cosmopolita: há desde um japonês moderno até a Peck Deli, que há 125 anos faz sucesso em Milão, e sabores indianos no Amal. A experiência gourmet continua na loja de chocolates de docinhos by Armani. O ambicioso império dos hotéis do estilista já cresce em 2010. O segundo hotel está previsto para inaugurar este ano em Milão. Em andamento está um hotel em Marrakesh. Nos planos globais da marca italiana, Nova York, Londres, Tóquio e Xangai.--


O gênio por trás da marcaGiorgio Armani é conhecido por ser um viciado em trabalho e várias vezes arrogante ou rude em situações delicadas. Suas desavenças com outros diversos estilistas italianos, (por exemplo, Gianni Versace), são bastante conhecidas. Sempre vestindo camiseta e calça jeans, e com um eterno bronzeado contrastando com os cabelos impecavelmente brancos, parece ter descoberto o segredo da eterna juventude. Parte desse segredo reside em sua sábia rotina de trabalho. De segunda a sexta, trabalha duro no escritório de Milão. Mas, toda sexta-feira à tarde, ele pega o carro e, uma hora depois, está chegando a seu paraíso privado, a magnífica Villa Rivara, uma imponente construção de 25 cômodos. Lá, esquece tudo e se dedica apenas a passar o tempo da maneira mais agradável possível. Construída pelo Conde Cella di Rivara, em 1945, no estilo dos palácios do século XVIII, a vila é cercada por um parque de 100km², com lago, pomar e uma horta de onde se tiram os tomates para o molho das massas caseiras. No interior, o estilista criou uma atmosfera relaxante, com luzes difusas e cores quentes. Um estilo bem diferente do complexo milanês, o Palazzo Durini, onde ele vive, trabalha e apresenta suas coleções: de um lado fica o escritório e, de outro, seu apartamento.
-

Giorgio Armani sabe o valor da auto-indulgência que seus produtos de luxo proporcionam, mas nem por isso se atém apenas aos prazeres da vida. O estilista italiano, aliás, é conhecido por seu comprometimento em inúmeras causas humanitárias, incluindo até uma recente parceria com o vocalista da banda irlandesa U2, Bono. Entre seus projetos de maior reconhecimento, estão a Casa Armani, lar de reabilitação infantil na Tailândia, criado em 1999 e, mais recentemente, uma campanha de Natal para financiar uma fundação de apoio a portadores da síndrome de Down – iniciativa que teve como inspiração a pequena Antonella, com a qual o estilista posou para um calendário. A fortuna pessoal do estilista italiano é calculada em US$ 5.3 bilhões.
-

Dados corporativos
● Origem: Itália● Fundação: 24 de julho de 1975● Fundador: Giorgio Armani e Sergio Galeotti● Sede mundial: Milão, Itália● Proprietário da marca: Giorgio Armani S.p.A.
● Capital aberto: Não● Chairman, Presidente & CEO: Giorgio Armani
● Estilista: Giorgio Armani
● Faturamento: US$ 4.5 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 600 milhões (estimado)● Valor da marca: US$ 3.443 bilhões (2010)
● Lojas: 539● Fábricas: 13● Presença global: 46 países● Presença no Brasil: Sim (14 lojas)
● Funcionários: 5.800● Segmento: Roupas e acessórios● Principais produtos: Roupas, calçados, acessórios, perfumes● Ícones: O próprio estilista Giorgio Armani
● Website: www.giorgioarmani.com
-
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca GIORGIO ARMANI está avaliada em US$ 3.443 bilhões, ocupando a posição de número 95 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-A marca no BrasilA grife inaugurou sua primeira loja no Brasil em 1997, com a chiquérrima loja Emporio Armani localizada na badalada Rua Bela Cintra em São Paulo. O atendimento VIP é uma das estratégias da marca que conserva em suas “cadernetas”, uma relação de clientes especiais que são informados pelos vendedores sempre que uma novidade pinta por lá. A cidade de São Paulo tem 14 lojas da grife, duas Giorgio Armani (loja top da marca italiana), três Emporio Armani (selo mais acessível e esportivo), sete Armani Exchange (butique mais sofisticada), e outras duas lojas da grife que funcionam dentro de um outlet no interior de São Paulo. O jeans da marca continua sendo o produto mais vendido em ambas as filiais.
-

-Você sabia?● A marca GIORGIO ARMANI é a mais desejada pelos brasileiros, segundo uma pesquisa global realizada pela empresa britânica Nielsen. A pesquisa indicou que 37% dos brasileiros entrevistados preferiam comprar produtos da marca, caso dinheiro não fosse um impedimento.
● A filial da ARMANI no Brasil é a única no mundo em que o cliente pode parcelar suas compras em até dez vezes no cartão de crédito, independentemente do valor envolvido.
mnjjni
ResponderExcluir