am/pm
Quer
fazer um lanche rápido e saboroso? Ou compras para casa, sem perder
tempo, enquanto abastece o carro? Dê uma passadinha em qualquer unidades
da rede am/pm. Tem sempre uma pertinho de você pronta para atendê-lo
quer seja durante o dia ou nas avançadas horas da madrugada.-
A história
A história começou em meados dos anos 70 quando a empresa petrolífera ARCO (abreviação de Atlantic Richfield Company), com origens no longínquo ano de 1866, vislumbrou a possibilidade de aumentar seu faturamento além das vendas de combustíveis e serviços prestados em seus postos. Detectando um potencial crescimento no segmento de lojas de conveniência, a empresa estabeleceu, em 1974, uma divisão para cuidar do desenvolvimento do novo negócio. Finalmente em 1978, foi inaugurada, na região da grande Los Angeles, estado americano da Califórnia, a primeira loja da am/pm (nome originado no funcionamento 24 horas por dia do estabelecimento) em um de seus postos de gasolina, se tornando pioneira na indústria petrolífera a operar lojas de conveniência. A loja oferecia aos clientes refrigerantes, cafés, cigarros, jornais, petiscos, doces, bebidas alcoólicas e comidas de rápido preparo.-
-
No ano seguinte a rede começou a desenvolver lojas no sistema de franquia, crescendo rapidamente. Com uma receita de sucesso baseada na grande diversidade de produtos, bom atendimento e preços competitivos, no final da década de 70, já existiam mais de 246 lojas AM/pm operando nos Estados Unidos em regime de franquia. A década de 90 foi marcado pela expansão internacional da marca am/pm, com inauguração de lojas em países como Japão, Brasil, Canadá, México, Argentina, Tailândia e Reino Unido. No Brasil as primeiras lojas foram da am/pm foram implantadas em 1991, através de uma associação com a rede de postos Ipiranga.-
-
No ano de 2000, com a compra da ARCO pela gigante britânica BP (British Petroleum) a marca am/pm iniciou uma nova fase de desenvolvimento e grandes mudanças com reformulação das lojas, acréscimos nos produtos comercializados e, posteriormente, uma nova identidade visual. Até este momento a rede de lojas de conveniência operava unidades somente em estados do oeste americano como Califórnia, Nevada, Arizona, Washington e Oregon. Também foi desenvolvido um novo formato de loja chamado am/pm Express, com unidades menores que comercializavam uma quantidade de produtos mais limitada.-
-
No final de 2007, a BP anunciou a expansão da marca para todo o país, e iniciou no ano seguinte a conversão de várias lojas BP Connect em unidades am/pm, aumentando significativamente o número de lojas da rede e ingressando em mercados nos estados da Flórida (Orlando), Geórgia, Indiana (Indianápolis), Ohio (Cleveland), Pensilvânia (Pittsburgh) e Illinois (Chicago). O enorme sucesso da marca am/pm, especialmente no mercado americano é creditado, em boa parte, a duas linhas de produtos: maior linha de fastfood (comidas rápidas) próprio do segmento e a Thirst Oasis, uma extensa linha própria de refrigerantes, chás e bebidas energéticas oferecendo mais de 24 sabores diferentes.-
-A evolução visualHá alguns anos atrás a marca modificou sua identidade visual que ganhou uma imagem mais dinâmica e moderna.-
-
Os slogans
Too Much Good Stuff.
Always there to serve your needs.- -
Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1978● Criador: Atlantic Richfield Company
● Sede mundial: Warrenville, Illinois
● Proprietário da marca: BP America Inc.● Capital aberto: Não
● Chairman: Lamar McKay● CEO: Tony Hayward
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 3.050
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 28.000 (incluindo franqueados)
● Segmento: Lojas de conveniência● Principais produtos: Alimentos, bebidas, jornais, cigarros, cafés e sorvetes
● Slogan: Too Much Good Stuff.
● Website: www.ampm.com
-A história
A história começou em meados dos anos 70 quando a empresa petrolífera ARCO (abreviação de Atlantic Richfield Company), com origens no longínquo ano de 1866, vislumbrou a possibilidade de aumentar seu faturamento além das vendas de combustíveis e serviços prestados em seus postos. Detectando um potencial crescimento no segmento de lojas de conveniência, a empresa estabeleceu, em 1974, uma divisão para cuidar do desenvolvimento do novo negócio. Finalmente em 1978, foi inaugurada, na região da grande Los Angeles, estado americano da Califórnia, a primeira loja da am/pm (nome originado no funcionamento 24 horas por dia do estabelecimento) em um de seus postos de gasolina, se tornando pioneira na indústria petrolífera a operar lojas de conveniência. A loja oferecia aos clientes refrigerantes, cafés, cigarros, jornais, petiscos, doces, bebidas alcoólicas e comidas de rápido preparo.-
-
No ano seguinte a rede começou a desenvolver lojas no sistema de franquia, crescendo rapidamente. Com uma receita de sucesso baseada na grande diversidade de produtos, bom atendimento e preços competitivos, no final da década de 70, já existiam mais de 246 lojas AM/pm operando nos Estados Unidos em regime de franquia. A década de 90 foi marcado pela expansão internacional da marca am/pm, com inauguração de lojas em países como Japão, Brasil, Canadá, México, Argentina, Tailândia e Reino Unido. No Brasil as primeiras lojas foram da am/pm foram implantadas em 1991, através de uma associação com a rede de postos Ipiranga.-
-
No ano de 2000, com a compra da ARCO pela gigante britânica BP (British Petroleum) a marca am/pm iniciou uma nova fase de desenvolvimento e grandes mudanças com reformulação das lojas, acréscimos nos produtos comercializados e, posteriormente, uma nova identidade visual. Até este momento a rede de lojas de conveniência operava unidades somente em estados do oeste americano como Califórnia, Nevada, Arizona, Washington e Oregon. Também foi desenvolvido um novo formato de loja chamado am/pm Express, com unidades menores que comercializavam uma quantidade de produtos mais limitada.-
-
No final de 2007, a BP anunciou a expansão da marca para todo o país, e iniciou no ano seguinte a conversão de várias lojas BP Connect em unidades am/pm, aumentando significativamente o número de lojas da rede e ingressando em mercados nos estados da Flórida (Orlando), Geórgia, Indiana (Indianápolis), Ohio (Cleveland), Pensilvânia (Pittsburgh) e Illinois (Chicago). O enorme sucesso da marca am/pm, especialmente no mercado americano é creditado, em boa parte, a duas linhas de produtos: maior linha de fastfood (comidas rápidas) próprio do segmento e a Thirst Oasis, uma extensa linha própria de refrigerantes, chás e bebidas energéticas oferecendo mais de 24 sabores diferentes.-
-A evolução visualHá alguns anos atrás a marca modificou sua identidade visual que ganhou uma imagem mais dinâmica e moderna.-
-
Os slogans
Too Much Good Stuff.
Always there to serve your needs.- -
Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1978● Criador: Atlantic Richfield Company
● Sede mundial: Warrenville, Illinois
● Proprietário da marca: BP America Inc.● Capital aberto: Não
● Chairman: Lamar McKay● CEO: Tony Hayward
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 3.050
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 28.000 (incluindo franqueados)
● Segmento: Lojas de conveniência● Principais produtos: Alimentos, bebidas, jornais, cigarros, cafés e sorvetes
● Slogan: Too Much Good Stuff.
● Website: www.ampm.com
A marca no mundoAtualmente a am/pm possui mais de 3.050 lojas em 10 países ao redor do mundo, por onde passam todo mês 24 milhões de consumidores. Somente nos Estados Unidos a rede possui 1.055 unidades, e no Brasil 448 lojas distribuídas por 20 estados brasileiros que atendem mais de 4.5 milhões de pessoas mensalmente.
-
Você sabia?
● Cada loja da rede am/pm oferece em média aproximadamente 2.200 itens entre refrigerantes, bebidas alcoólicas, cigarros, doces e alimentos.
Boa tarde, trabalho na editora Intersaberes, em Curitiba, e gostaria de pedir autorização para reproduzir este texto em livro didático, para alunos de graduação. Por favor, entrar em contato via e-mail regina.p@intersaberes.com. Obrigada, Regina.
ResponderExcluir