IPANEMA
Um
verdadeiro sucesso de vendas. É leve, sensual e tropical como a mulher
brasileira. É sucesso na Europa, Américas e Ásia. E charmosa até no
nome, que remete a uma das praias mais famosas do Brasil. Quem poderia
imaginar que em algum momento surgisse uma marca capaz de desafiar o
maior ícone do segmento brasileiro de calçados. Pois foi justamente isso
que a marca IPANEMA fez com as famosas Havaianas. Sempre ligada com as
últimas tendências, a IPANEMA conquistou os pés de mulheres dos mais
variados perfis, desde urbanas, românticas, praianas, até as clássicas.
-A históriaA história começou quando a Grendene, uma das maiores empresas produtoras de calçados sintéticos do Brasil e do mundo, resolveu ingressar de vez no segmento de mercado da linha praia. Depois de anos de estudos e pesquisas, em 2001, a empresa lançou no mercado a marca IPANEMA, composta por chinelos femininos a preços competitivos. O nome IPANEMA foi escolhido porque tinha tudo a ver com o que a empresa queria da marca: Ipanema é cosmopolita, símbolo internacional da beleza brasileira (tanto a natural quanto a feminina) e ícone do “south american way of life”, como diriam os fãs gringos. Além disso, o nome remetia à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificavam com o produto. Mesmo tendo como forte concorrente a tradicional e fashion Havaianas, a nova marca começou a conquistar de vez um lugar cativo nos pés de milhões de brasileiras.- -
A grande visibilidade que faltava aconteceu já no ano seguinte. Para dar nome a uma nova linha de chinelos e sandálias, nada como uma celebridade que era sinônimo de moda. A linha IPANEMA GB com a cara – e o nome – da super modelo Gisele Bündchen, foi lançada no mercado no mês de julho de 2002, incluindo sandálias e chinelos com design diferenciado para atender aquela parcela do mercado chamada de “casual chic”. Era a primeira vez que a modelo licenciava seu nome para um produto. O resultado não poderia ser outro: uma explosão nas vendas e o aumento do reconhecimento da marca pelo público brasileiro e internacional.- -O fator Gisele Bündchen foi fundamental para a jovem marca IPANEMA crescer e ganhar notoriedade. Rapidamente a marca conquistou uma importante participação de mercado, oferecendo produtos com tecnologia diferenciada. Além disso, as sandálias IPANEMA passaram a ser presença constante em renomadas lojas de departamento na Europa, como por exemplo, a Galeria Lafayette e a Printemps, em Paris, e no El Corte Inglés, em Madri. Pioneira no lançamento de novidades, a IPANEMA foi a primeira marca a criar grafias na palmilha e nos cabedais; e também foi quem lançou nessa categoria a anatomia, com formas e curvas que se moldam aos pés, proporcionando maior conforto e proteção ao caminhar.- -Inicialmente direcionada mais para o público feminino, nos anos seguintes a marca começou a diversificar seus produtos com o lançamento de uma linha masculina, composta por modelos com estampas exclusivas; a linha Baby e Kids, que trazia para um público infantil sandálias e chinelinhos estampados com personagens populares da Disney, Homem-Aranha, Barbie e Moranguinho; Ipanema Bliss, com apliques nas tiras; a linha masculina Ipanema Brasil Surf, com grafia lateral, mais uma inovação da marca; Ipanema Rebelde Fun, com sandálias extremamente divertidas; e Ipanema Shine, sandália com salto alto e cores vibrantes estampadas em tiras transparentes que se encaixam perfeitamente; e Ipanema Tropical, com estampas de todos os lados da sandália, muito mais colorida, muito mais alegre e é claro tropicalíssima.- -O ano de 2009 foi marcante para a IPANEMA, que se consolidou como a mais versátil marca brasileira de sandálias de dedo. Neste ano foram lançados mais de 70 novos modelos, extrapolando o universo da moda praia com mais estilo e informação de moda. Assim como a moda, a renovação da IPANEMA é contínua. O departamento de design está sempre em busca de novos materiais, técnicas de fabricação e inspiração nas principais tendências da moda mundial para lançar os produtos, estampas e variações.- -
Além disso, a tecnologia usada para desenvolver as sandálias também é única, possibilitando modelos inéditos para um produto dessa categoria. Tem as anatômicas, elaboradas pra quem gosta de conforto sem perder o charme; as plataformas, para quem não abre mão da postura altiva; e toda uma sorte de desenhos que incluem transparências, brilhos e cores exclusivas.- -A evolução visual
Para coroar o lançamento da nova marca em 2001, o famoso cartunista Ziraldo foi o responsável pela criação do primeiro logotipo da IPANEMA. A identidade visual da marca passou recentemente por uma radical modificação, com o logotipo assumindo a forma de um pé.- -Dados corporativos● Origem: Brasil
● Lançamento: 2001● Criador: Grendene● Sede mundial: Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Brasil
● Proprietário da marca: Grendene S.A.
● Capital aberto: Não
● Diretor presidente: Alexandre Grendene Bartelle● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 30.000 (Grendene)
● Segmento: Calçados
● Principais produtos: Sandálias e chinelos● Ícones: A modelo Gisele Bündchen
● Slogan: Só Ipanema Tem.
● Website: www.soipanematem.com.br
--A históriaA história começou quando a Grendene, uma das maiores empresas produtoras de calçados sintéticos do Brasil e do mundo, resolveu ingressar de vez no segmento de mercado da linha praia. Depois de anos de estudos e pesquisas, em 2001, a empresa lançou no mercado a marca IPANEMA, composta por chinelos femininos a preços competitivos. O nome IPANEMA foi escolhido porque tinha tudo a ver com o que a empresa queria da marca: Ipanema é cosmopolita, símbolo internacional da beleza brasileira (tanto a natural quanto a feminina) e ícone do “south american way of life”, como diriam os fãs gringos. Além disso, o nome remetia à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificavam com o produto. Mesmo tendo como forte concorrente a tradicional e fashion Havaianas, a nova marca começou a conquistar de vez um lugar cativo nos pés de milhões de brasileiras.- -
A grande visibilidade que faltava aconteceu já no ano seguinte. Para dar nome a uma nova linha de chinelos e sandálias, nada como uma celebridade que era sinônimo de moda. A linha IPANEMA GB com a cara – e o nome – da super modelo Gisele Bündchen, foi lançada no mercado no mês de julho de 2002, incluindo sandálias e chinelos com design diferenciado para atender aquela parcela do mercado chamada de “casual chic”. Era a primeira vez que a modelo licenciava seu nome para um produto. O resultado não poderia ser outro: uma explosão nas vendas e o aumento do reconhecimento da marca pelo público brasileiro e internacional.- -O fator Gisele Bündchen foi fundamental para a jovem marca IPANEMA crescer e ganhar notoriedade. Rapidamente a marca conquistou uma importante participação de mercado, oferecendo produtos com tecnologia diferenciada. Além disso, as sandálias IPANEMA passaram a ser presença constante em renomadas lojas de departamento na Europa, como por exemplo, a Galeria Lafayette e a Printemps, em Paris, e no El Corte Inglés, em Madri. Pioneira no lançamento de novidades, a IPANEMA foi a primeira marca a criar grafias na palmilha e nos cabedais; e também foi quem lançou nessa categoria a anatomia, com formas e curvas que se moldam aos pés, proporcionando maior conforto e proteção ao caminhar.- -Inicialmente direcionada mais para o público feminino, nos anos seguintes a marca começou a diversificar seus produtos com o lançamento de uma linha masculina, composta por modelos com estampas exclusivas; a linha Baby e Kids, que trazia para um público infantil sandálias e chinelinhos estampados com personagens populares da Disney, Homem-Aranha, Barbie e Moranguinho; Ipanema Bliss, com apliques nas tiras; a linha masculina Ipanema Brasil Surf, com grafia lateral, mais uma inovação da marca; Ipanema Rebelde Fun, com sandálias extremamente divertidas; e Ipanema Shine, sandália com salto alto e cores vibrantes estampadas em tiras transparentes que se encaixam perfeitamente; e Ipanema Tropical, com estampas de todos os lados da sandália, muito mais colorida, muito mais alegre e é claro tropicalíssima.- -O ano de 2009 foi marcante para a IPANEMA, que se consolidou como a mais versátil marca brasileira de sandálias de dedo. Neste ano foram lançados mais de 70 novos modelos, extrapolando o universo da moda praia com mais estilo e informação de moda. Assim como a moda, a renovação da IPANEMA é contínua. O departamento de design está sempre em busca de novos materiais, técnicas de fabricação e inspiração nas principais tendências da moda mundial para lançar os produtos, estampas e variações.- -
Além disso, a tecnologia usada para desenvolver as sandálias também é única, possibilitando modelos inéditos para um produto dessa categoria. Tem as anatômicas, elaboradas pra quem gosta de conforto sem perder o charme; as plataformas, para quem não abre mão da postura altiva; e toda uma sorte de desenhos que incluem transparências, brilhos e cores exclusivas.- -A evolução visual
Para coroar o lançamento da nova marca em 2001, o famoso cartunista Ziraldo foi o responsável pela criação do primeiro logotipo da IPANEMA. A identidade visual da marca passou recentemente por uma radical modificação, com o logotipo assumindo a forma de um pé.- -Dados corporativos● Origem: Brasil
● Lançamento: 2001● Criador: Grendene● Sede mundial: Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Brasil
● Proprietário da marca: Grendene S.A.
● Capital aberto: Não
● Diretor presidente: Alexandre Grendene Bartelle● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 30.000 (Grendene)
● Segmento: Calçados
● Principais produtos: Sandálias e chinelos● Ícones: A modelo Gisele Bündchen
● Slogan: Só Ipanema Tem.
● Website: www.soipanematem.com.br
A marca no mundo
Atualmente a completa linha de chinelos, tamancos e sandálias da marca IPANEMA é exportada para 90 países ao redor do mundo (com distribuição em mais de 20.000 pontos de venda), onde mais de 25 milhões de pares são vendidos todos os anos. No Brasil, a marca tem expressiva participação de mercado, sendo comercializada em todo território nacional.-
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