IPANEMA

-A históriaA história começou quando a Grendene, uma das maiores empresas produtoras de calçados sintéticos do Brasil e do mundo, resolveu ingressar de vez no segmento de mercado da linha praia. Depois de anos de estudos e pesquisas, em 2001, a empresa lançou no mercado a marca IPANEMA, composta por chinelos femininos a preços competitivos. O nome IPANEMA foi escolhido porque tinha tudo a ver com o que a empresa queria da marca: Ipanema é cosmopolita, símbolo internacional da beleza brasileira (tanto a natural quanto a feminina) e ícone do “south american way of life”, como diriam os fãs gringos. Além disso, o nome remetia à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificavam com o produto. Mesmo tendo como forte concorrente a tradicional e fashion Havaianas, a nova marca começou a conquistar de vez um lugar cativo nos pés de milhões de brasileiras.-

A grande visibilidade que faltava aconteceu já no ano seguinte. Para dar nome a uma nova linha de chinelos e sandálias, nada como uma celebridade que era sinônimo de moda. A linha IPANEMA GB com a cara – e o nome – da super modelo Gisele Bündchen, foi lançada no mercado no mês de julho de 2002, incluindo sandálias e chinelos com design diferenciado para atender aquela parcela do mercado chamada de “casual chic”. Era a primeira vez que a modelo licenciava seu nome para um produto. O resultado não poderia ser outro: uma explosão nas vendas e o aumento do reconhecimento da marca pelo público brasileiro e internacional.-




Além disso, a tecnologia usada para desenvolver as sandálias também é única, possibilitando modelos inéditos para um produto dessa categoria. Tem as anatômicas, elaboradas pra quem gosta de conforto sem perder o charme; as plataformas, para quem não abre mão da postura altiva; e toda uma sorte de desenhos que incluem transparências, brilhos e cores exclusivas.-

Para coroar o lançamento da nova marca em 2001, o famoso cartunista Ziraldo foi o responsável pela criação do primeiro logotipo da IPANEMA. A identidade visual da marca passou recentemente por uma radical modificação, com o logotipo assumindo a forma de um pé.-

● Lançamento: 2001● Criador: Grendene● Sede mundial: Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Brasil
● Proprietário da marca: Grendene S.A.
● Capital aberto: Não
● Diretor presidente: Alexandre Grendene Bartelle● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 30.000 (Grendene)
● Segmento: Calçados
● Principais produtos: Sandálias e chinelos● Ícones: A modelo Gisele Bündchen
● Slogan: Só Ipanema Tem.
● Website: www.soipanematem.com.br
A marca no mundo
Atualmente a completa linha de chinelos, tamancos e sandálias da marca IPANEMA é exportada para 90 países ao redor do mundo (com distribuição em mais de 20.000 pontos de venda), onde mais de 25 milhões de pares são vendidos todos os anos. No Brasil, a marca tem expressiva participação de mercado, sendo comercializada em todo território nacional.-
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