ANIMAL PLANET
A história
Tudo teve início quando o grupo Discovery Communications, proprietário do canal Discovery Channel, começou a investir muito em um projeto para introduzir no mercado um novo canal que tratasse e mostrasse exclusivamente a vida animal, com programas interessantes e cativantes. Em associação com o canal inglês BBC Worldwide, no dia 1 de outubro de 1996, foi lançado no mercado americano e inglês o canal a cabo ANIMAL PLANET (“Planeta Animal” em português), único dedicado exclusivamente ao relacionamento dos homens com os animais e a vida na natureza. O canal estava baseado na grande fascinação que o mundo animal despertava nos seres humanos, mostrando em uma mistura de programas incluindo documentários, filmes originais, séries de aventuras, entre outros, a relação entre animais, seres humanos e natureza, aprofundando o nosso conhecimento pelos seres com quem compartilhamos o planeta.
Não demorou muito para tornar-se um dos líderes de audiência em sua categoria. Os fascinantes programas, de alguns dos mais reconhecidos produtores do mundo, incluindo a própria BBC, Yorkshire Television, ABC Internacional e Discovery Channel, incluíam documentários clássicos, de história natural, dramas e histórias da vida real, assim como clássicas séries animais, que marcaram época na televisão. O enorme sucesso do canal nos Estados Unidos e na Inglaterra, fez com que o ANIMAL PLANET fosse lançado, no ano seguinte, em 6 de outubro, na América Latina. Ainda em 1997, no mês de maio, ocorreu a estréia de um dos programas mais populares do canal: The Crocodile Hunter (O Caçador de Crocodilos), estrelado pelo famoso conservacionista Steve Irwin e sua mulher Terri. Steve morreu em 2006, aos 44 anos, mergulhando com um cinegrafista na barreira de corais da costa australiana quando teve o peito perfurado pelo ferrão de uma arraia de 100 quilos.
O canal foi lançado oficialmente no Brasil em 2000, totalmente em português. Pouco depois, ainda neste mesmo ano, foi lançado no Japão e em 2001 no Canadá. No dia 1 de setembro de 2007 o canal introduziu o ANIMAL PLANET HD, totalmente transmitido em alta definição, criando assim uma experiência ainda mais rica em detalhes para os telespectadores. No início de 2008, o canal adotou um novo posicionamento, introduzindo muitas novidades em sua programação, que incluíam desde os documentários pelos quais o ANIMAL PLANET é internacionalmente reconhecido, como os documentários/novelas e documentários dramáticos, que registram cenas impressionantes da vida selvagem unidas à moderna tecnologia de imagens em CGI (computação gráfica).
Com doses extras de ação, emoção e humor, o canal trouxe relatos dos animais e seus instintos em ação, além de mostrar pessoas que se dedicam à preservação da vida natural. Entre as principais atrações da programação estão: O Encantador de Cães (série que percorre os lares com cães problemáticos, mostrando as notáveis transições que ocorrem sob a orientação de Cesar Millan, especialista que atua na reeducação dos “pais” dos bichinhos de estimação); O Clã do Orangotango (série em treze episódios que acompanha as batalhas de um grupo de jovens orangotangos órfãos, encaminhados para um centro de resgate e reabilitação); Pandamônio (documentário que mostra o Centro Wolong para Pesquisas e Conservação dos Ursos Pandas Gigantes, lar de 119 indivíduos e maior instalação no mundo para pesquisas e preservação da espécie, que fica na província chinesa de Sichuan); e Paraíso dos Chimpanzés (retrata o desenrolar do drama da transição dos chimpanzés de uma vida em cativeiro para a liberdade na natureza em um santuário no coração da África do Sul).
Outra novidade foi a estréia de uma faixa de programação criada especialmente para o público de 8 a 12 anos da América Latina, composta por programas como “As Aventuras de Bindi”, que tem como apresentadora Bindi Irwin, filha do ambientalista australiano Steve Irwin, o “Caçador de Crocodilos”. Recentemente, em 2010, a britânica BBC vendeu sua participação de 50% nos canais ANIMAL PLANET e Liv para a própria Discovery Communications por US$ 156 milhões. Em 2011 o canal promoveu a estréia de Perigo na Aldeia, onde o treinador de animais canadense Dave Salmoni, que já apresentou outros seriados no ANIMAL PLANET, como Na Cova dos Leões e Selva de Feras, investiga as chances de ser morto por elefantes, hipopótamos e tigres.
A evolução visual No dia 3 de fevereiro de 2008 o canal ANIMAL PLANET apresentou ao mundo sua nova identidade visual. O novo visual (criado pela Dunning Eley Jones, agência baseada em Londres), que incluía um logotipo mais dinâmico e versátil, além de um pacote gráfico totalmente reformulado, foi introduzido com a nova programação do canal composta por oito novas séries. A nova identidade visual foi adotada em toda a América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico, para celebrar os 11 anos de transmissões internacionais do canal e dar destaque ao seu conteúdo exclusivo e diversificado. Essa reformulação é o primeiro passo do processo de rebranding da marca ANIMAL PLANET, que parece querer perder a cara de canal educativo para focar no entretenimento.
Os slogans
Surprisingly Human. (2010)
Same planet. Different world. (2008)
All Animals. All the time.
Living breathing entertainment. (2004)
Isso Pega! (Brasil)
Dados corporativos ● Origem: Estados Unidos ● Lançamento: 1 de outubro de 1996
● Criador: Discovery Communications ● Sede mundial: Silver Spring, Maryland
● Proprietário da marca: Discovery Communications Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: John Hendricks
● CEO & Presidente: Dawn McCall ● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado ● Assinantes: 353 milhões
● Presença global: + 75 países ● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Comunicação ● Principais produtos: Canal de televisão via cabo baseado na vida animal ● Principais concorrentes: National Geographic Channel ● Ícones: Os documentários sobre a vida selvagem ● Slogan: Surprisingly Human. ● Website: www.animalplanet.com
A marca no mundo
Atualmente o ANIMAL PLANET, um dos canais à cabo que mais cresce no mercado e única marca global de entretenimento dedicada ao mundo animal, conta com 97 milhões de assinantes nos Estados Unidos e outros 256 milhões espalhados por mais de 75 países ao redor do mundo. No Brasil, o canal chega a mais de 3.5 milhões de lares, totalizando mais de 20 milhões de domicílios nos mais de 30 países latino-americanos. O canal também licencia a marca para jogos de computadores, brinquedos e produtos para animais de estimação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário