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CENTAURO se transformou em uma vitrine para qualquer produto esportivo.
Os mais recentes lançamentos de tênis, vestuário e equipamentos
esportivos desfilam por suas prateleiras e displays, reunindo em um
mesmo ambiente entretenimento e experimentação de produtos quando o
assunto é esporte.
-A históriaTudo
começou com Sebastião Bonfim Filho, um jovem de 28 anos e herdeiro de
um varejista de tecido de Caratinga, interior de Minas Gerais, que tinha
uma idéia na cabeça e apenas US$ 10.500 no bolso. Era início dos anos
80, consolidava-se nos Estados Unidos o interesse pela forma física e
culto ao corpo e à saúde, e praticantes de running literalmente invadiam
ruas e parques. Impressionado com o que viu no exterior, ele decidiu
abrir uma loja de roupas e materiais esportivos, em abril de 1981, na
vizinhança da badalada região da Savassi, em Belo Horizonte. A oferta de
camisetas, calções, abrigos de moleton e tênis atraiu primeiro seus
amigos, mas rapidamente a clientela cresceu. O jovem empreendedor
escolheu o nome CENTAURO para seu novo negócio porque a criatura com
corpo de cavalo e torso de homem tinha tudo a ver com o esporte. Soube
depois que, na mitologia, os centauros eram monstros cruéis, mas não
recuou e manteve o nome de sua loja. Com apenas quatro funcionários, a
pequena loja já nasceu com propostas de trabalho muito bem definidas.
Alta qualidade no atendimento, lançamento de produtos de vanguarda e
padrão inovador nas instalações caracterizavam o empreendimento.
-
-Mas
o começo não foi fácil. No aprendizado sobre estoques o jovem
empresário quase quebrou. Foi em 1982. Como o inverno do ano anterior
havia sido rigoroso, o empresário entupiu seu depósito de agasalhos
esportivos da Adidas. Só que o frio não veio. Com as duplicatas
vencendo, ele chamou uma costureira e lhe pediu que cortasse as mangas
de seis agasalhos. No dia seguinte, vendeu todas. Repetiu a dose com
todas as peças. Em poucas semanas, liquidou o estoque de mil agasalhos.
Ao saber do fato, um diretor da Adidas visitou a loja.
“Gastamos milhares de dólares para desenvolver essa peça e o senhor manda cortar as mangas”,
queixou-se ele, antes de deixar o local. Mas, no ano seguinte, a Adidas
lançou uma linha de agasalhos de mangas curtas. Em 1983, a CENTAURO
inaugurou sua primeira loja dentro de um shopping center. Nos anos
seguintes, além de apostar na onda de cuidados com a saúde e o corpo, a
CENTAURO firmou parcerias com grandes fabricantes esportivos para
disponibilizar a seus clientes os mais modernos e avançados produtos. Em
1995, iniciou seu plano de expansão com a inauguração da primeira loja
no Rio de Janeiro. A rede chegou a São Paulo, no fim de 1999, e iniciou
uma transformação no varejo esportivo da capital.
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-Em
menos de 20 anos, o empreendedor se transformou no maior vendedor de
artigos esportivos do Brasil. Em 2000, saíam das gôndolas de suas lojas
aproximadamente 200 mil pares de tênis Nike e outros tantos da Adidas.
Pelas caixas registradoras passavam 1.3 milhões de clientes. Nesta época
a CENTAURO inaugurou a primeira mega-store de artigos esportivos do
país. Localizada no Shopping West Plaza, em São Paulo, eram cerca de
2.300 m², onde os consumidores podiam utilizar pequenas quadras de
basquete, futebol e ringue de boxe – além de comprar produtos
esportivos, é claro. A divisão dos produtos por modalidade esportiva foi
outro modelo adotado pela rede. Os corredores da loja reproduziam uma
pista de atletismo. O cliente passava do futebol ao tênis, do judô ao
surfe, da ginástica ao esporte de aventura. Havia produtos com todo tipo
de tecnologia e para todos os bolsos. Seguindo o exemplo de algumas
grandes redes de livrarias e lojas de eletrodomésticos, a CENTAURO tinha
um objetivo claro: proporcionar lazer aos clientes para que passassem o
maior tempo possível na loja, e gastassem mais.
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-O
sucesso deste conceito de loja foi tamanho, que a rede, em pouco mais
de um ano, inaugurou mais cinco unidade em São Paulo. Disponibilizando
aos clientes calçados esportivos das melhores marcas e produtos para
futebol, natação, corrida, basquete, bike, surf, artes marciais, moda
casual e fitness, a CENTAURO cresceu vertiginosamente a partir de 2006
inaugurando lojas em vários estados brasileiros. De 44 unidades, em
pouco mais de quatro anos a CENTAURO quase triplicou de tamanho em
número de unidades. Além disso, marcas consagradas como Nike, Mizuno e
Adidas ganharam espaços exclusivos em suas lojas, o que aumentou ainda
mais o fluxo de amantes do esporte a procura dos melhores equipamentos e
materiais para praticar atividades físicas. Hoje em dia a marca
CENTAURO também investe no esporte através do patrocínio de atletas como
os tenistas Marcelo Melo, André Sá, Bruno Soares e do técnico Daniel
Melo, além do judoca João Derly.
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-A loja conceitoEm
2008, a rede inaugurou sua primeira loja conceito no badalado shopping
Cidade Jardim em São Paulo. O espaço trazia a marca da inovação, tanto
na arquitetura e layout, quanto na gama de produtos oferecidos e no
atendimento aos clientes. Suas paredes eram escamadas e a iluminação
diferenciada garantia o charme da loja. Outro grande diferencial era a
disposição da pista de atletismo, marca registrada da rede CENTAURO, que
saia do chão, subia pelas paredes e espalhava-se pelo mobiliário. Em
seus 515 m², além do mezanino com mais 212 m², estavam expostos os mais
exclusivos produtos esportivos das mais consagradas marcas. A loja
primava pela excelência e exclusividade. Oferecia artigos top de linha e
lançamentos. A loja contava ainda com um lounge, onde era possível
receber com conforto clientes e que podia ser utilizado também para
eventos, como tarde de autógrafos, exposições ou outras atividades
vinculadas ao esporte.
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-Dados corporativos● Origem:
Brasil
● Fundação: 1981
● Fundador: Sebastião Bonfim Filho
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo SBF● Capital aberto: Não
● Presidente: Sebastião Bonfim Filho
● Faturamento: R$ 1.1 bilhões (2009)
● Lucro: R$ 120 milhões (2009)
● Lojas: + 115
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Materiais e equipamentos esportivos
● Ícones: A pista de atletismo interna de suas lojas
● Slogan: Seu esporte, nossa paixão.
-A marca no BrasilAtualmente
a CENTAURO, maior rede em artigos esportivos da América Latina, possui
mais de 115 lojas espalhadas por 19 estados brasileiros, tendo São
Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro como seus maiores mercados. A
maioria de suas lojas estão localizadas dentro de shopping centers.
-Você sabia?● Atualmente, a cada cinco anos, novos layouts e padrões visuais são definidos e todas as lojas, inteiramente modificadas.
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