BLACK & DECKER
Se
existe uma marca que possa ser considerada a melhor amiga do lar essa é
a americana BLACK & DECKER. Desde suas famosas ferramentas
elétricas, como as tradicionais furadeiras e cortadores de grama na cor
laranja, até eletrodomésticos portáteis, como aspiradores, ferros de
passar, liquidificadores e batedeiras, a B&D está sempre à
disposição para tornar as tarefas, e também reformas domésticas, uma
ação simples e segura.
-
A história
A
história da marca teve origem em 1906, ano em que Samuel Duncan Black e
Alonzo G. Decker se conheceram na Rowland Telegraph Company, onde eram
empregados. Quatro anos mais, em 27 de setembro de 1910, fundaram uma
pequena empresa de máquinas chamada Black & Decker Manufacturing Company,
na cidade de Baltimore, estado americano de Maryland, com investimento
inicial de apenas US$ 1.200. A primeira máquina de fazer tampas para
garrafas de leite foi comercializada no ano seguinte. Em 1912, a empresa
viria a adotar o hexágono como símbolo e somente em 1916 venderia o
primeiro produto no mercado sob a marca BLACK & DECKER: o compressor
de ar “Lectrofator”. Seguem-se, depois, alguns produtos que foram
construindo a história desta marca e revolucionando todo o mercado, como
em 1917, data em que os fundadores registraram a patente da primeira
furadeira elétrica portátil de ¼“, com motor universal tipo pistola e
interruptor gatilho, que revolucionaria o segmento, inaugurando uma
fábrica na cidade de Towson, estado de Maryland, para a produção em
massa da grande novidade. A partir daí, o crescimento da empresa foi
vertiginoso.
-
-
Já
em 1918 a empresa nomeou representantes na Inglaterra, no Canadá, na
Rússia, na Austrália e no Japão. Simultaneamente, começou a fabricar a
furadeira elétrica de 3/8. Apenas nove anos depois de ser fundada, a
empresa atingia faturamento de US$ 1 milhão. Pouco depois, em 1921, um
anúncio de página inteira no jornal “Evening Post” de sábado sinalizava o
início do uso das comunicações em massa pela empresa. No ano seguinte
estabeleceu sua primeira subsidiária no Canadá, onde construiu um
armazém e uma pequena linha de montagem, iniciando as atividades de
vendas fora dos Estados Unidos. Neste mesmo ano, a empresa também
introduziu uma parafusadora elétrica na sua crescente linha de produtos.
No ano de 1923, introduziu a primeira furadeira elétrica com braço de
sustentação total, à preço popular. Dois anos mais tarde, inovando os
métodos comerciais existentes, a empresa equipou um ônibus com uma
pequena sala de aula para demonstração dos produtos BLACK & DECKER. E
em 1929, preparou um avião monomotor - também com uma sala de aula -
para demonstrações no ar das ferramentas elétricas usadas no
recondicionamento de motores radiais de aeronaves. Essas ações ousadas
foram fundamentais para fixar a marca na cabeça dos consumidores e
clientes. Ainda este ano a BLACK & DECKER deu seus primeiros passos
no segmento de eletrodomésticos com o lançamento da lavadora Cinderella.--Com
o início da Segunda Guerra Mundial, a partir de 1941 a BLACK &
DECKER começou a fabricar produtos bélicos para os países aliados.
Durante estes anos, a atenção foi, sobretudo, canalizada para o mercado
profissional, sendo lançadas ferramentas inovadoras. Contudo, logo após o
término do conflito, quando surgiu nos Estados Unidos à onda do “faça
você mesmo", a empresa lançou, em 1946, a primeira linha de acessórios e
furadeiras chamada “Home Utility”, composta de ferramentas para serem
utilizadas no ambiente doméstico. Neste período a atenção passou a estar
distribuída entre dois segmentos de mercado: profissional e amador
(doméstico), sob a mesma marca.
--A idéia para a criação de uma linha para amadores surgiu depois de se ter estudado porque é que, geralmente à sexta-feira, desapareciam muitas ferramentas elétricas das fábricas, que voltavam a reaparecer na segunda-feira seguinte. Chegou-se à conclusão que os operários as levavam para casa, aproveitando o fim-de-semana para fazer alguns reparos e pequenos trabalhos domésticos. Se assim acontecia, porque não criar uma linha de ferramentas elétricas, especialmente desenhadas para o consumidor doméstico: mais leves, com um designer mais agradável, com menos potência e adequada às suas necessidades? Era o início de um enorme sucesso para a marca BLACK & DECKER. As furadeiras se popularizaram, e, em 1951 a empresa atingiu o recorde histórico de um milhão de unidades vendidas. No final desta década a empresa inaugurou inúmeras fábricas no continente europeu em países como Bélgica, Alemanha e Holanda. Neste período, em 1957, a empresa lançou no mercado os primeiros cortadores de grama elétricos e aparadores de cerca viva, especialmente projetados para o consumidor doméstico.--Mesmo com o enorme sucesso de suas linhas de ferramentas, a BLACK & DECKER não parou de revolucionar o mercado e surpreender seus consumidores, lançando nos anos seguintes as primeiras furadeiras elétricas sem fio alimentadas por bateria com células níquel-cádimo (1961); aparador sem fio, deixando o incômodo do cabo fora da área de trabalho (1962); furadeiras industriais com total isolação (1963); e até mesmo uma furadeira sem fio para ser usada em condições de vôo fora da ação da gravidade. Em 1965 foi ampliada a linha industrial com a produção de ferramentas a ar. Aprimorando sua tecnologia, a BLACK & DECKER participou mais uma vez, em 1971, de um programa espacial, construindo desta vez uma furadeira lunar para o projeto Apolo. Pouco depois, em 1973, as bancadas de trabalho retráteis e fixas Workmate® são introduzidas no mercado inglês, conquistando importantes prêmios de design. No ano seguinte, introduziu o famoso programa de um ano de satisfação garantida (one-year customer satisfaction guarantee) para seus produtos nos Estados Unidos. Até esta década a marca BLACK & DECKER era sinônimo de ferramentas elétricas.
- - -Vislumbrando um futuro brilhante para os eletrodomésticos portáteis, a empresa começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento, em 1979, do Dustbuster, um aspirador sem fio compacto de mão, criando uma nova categoria no segmento de equipamentos domésticos, que vendeu em seu primeiro ano mais de um milhão de unidades. Porém, a maior mudança em sua linha de produtos aconteceria na década seguinte, quando, em 1984, como parte de um plano de reestruturação, que incluiu o fechamento de fábricas, a BLACK & DECKER adquiriu a pequena divisão de eletrodomésticos portáteis da GE, composta por uma linha de ferro de passar, batedeiras, liquidificadores, entre outros produtos. Essa divisão passou a se chamar BLACK & DECKER PRODUCTS. Em 1985, a tecnologia patenteada Piranha, lâmina de dente de carboneto para serra circular trouxe um novo e revolucionário desempenho para o segmento de acessórios. Ainda nesse mesmo ano, lançou no mercado o primeiro ferro elétrico com desligamento automático. No final desta década, em 1989, com a aquisição da Emhart Corporation, a empresa agregou a sua linha de produtos fechaduras, torneiras e acessórios de fixação.--Na década seguinte a empresa introduziu novos produtos no segmento de eletrodomésticos portáteis, como grills, cafeteiras e abridores elétricos, lanternas, iluminadores flexíveis (introduzidos em 1994), lixadeiras com formato de mouse de computador (1998), além de lançar a nova linha de equipamentos e ferramentas profissionais sob a marca Dewalt, marca adquirida pela empresa na década de 60. Em 2008, com o respaldo de quase um século construindo ferramentas profissionais de qualidade, a B&D lançou no mercado sua nova e moderna linha de ferramentas profissionais elétricas. No início de 2010, a fabricante de ferramentas e serviços de engenharia Stanley Works comprou oficialmente a BLACK & DECKER por meio de uma troca de ações avaliada em US$ 4.5 bilhões, formando assim a Stanley Black & Decker, que já nasceu como a maior companhia de soluções em ferramentas do mundo, com faturamento global de US$ 8.4 bilhões em 2009. A partir deste momento a BLACK & DECKER deixou de ser uma empresa para se tornar apenas uma marca.
- -
O logotipoO tradicional logotipo da BLACK & DECKER sofreu algumas alterações durante os anos. Criada em 1912, a tradicional figura geométrica de seis lados (hexágono), que fazia referência a porcas e parafusos, símbolo que representava as ferramentas da época, adotou sua cor laranja somente em 1926, e até 1960, continha as iniciais B&D. A última reformulação ocorreu no ano de 2000, quando a figura geométrica ganhou ares mais modernos.
- - -Os slogansBlack and Decker. Powerful Solutions Ideas at work.
Soluções inovadoras. (Brasil)
Para Tudo Tem Solução. (2005, Brasil)
O presente que põe o homem no seu devido lugar. (Brasil)
A fera de passar. (Ferro elétrico, Brasil)
- -
Dados corporativos
--A idéia para a criação de uma linha para amadores surgiu depois de se ter estudado porque é que, geralmente à sexta-feira, desapareciam muitas ferramentas elétricas das fábricas, que voltavam a reaparecer na segunda-feira seguinte. Chegou-se à conclusão que os operários as levavam para casa, aproveitando o fim-de-semana para fazer alguns reparos e pequenos trabalhos domésticos. Se assim acontecia, porque não criar uma linha de ferramentas elétricas, especialmente desenhadas para o consumidor doméstico: mais leves, com um designer mais agradável, com menos potência e adequada às suas necessidades? Era o início de um enorme sucesso para a marca BLACK & DECKER. As furadeiras se popularizaram, e, em 1951 a empresa atingiu o recorde histórico de um milhão de unidades vendidas. No final desta década a empresa inaugurou inúmeras fábricas no continente europeu em países como Bélgica, Alemanha e Holanda. Neste período, em 1957, a empresa lançou no mercado os primeiros cortadores de grama elétricos e aparadores de cerca viva, especialmente projetados para o consumidor doméstico.--Mesmo com o enorme sucesso de suas linhas de ferramentas, a BLACK & DECKER não parou de revolucionar o mercado e surpreender seus consumidores, lançando nos anos seguintes as primeiras furadeiras elétricas sem fio alimentadas por bateria com células níquel-cádimo (1961); aparador sem fio, deixando o incômodo do cabo fora da área de trabalho (1962); furadeiras industriais com total isolação (1963); e até mesmo uma furadeira sem fio para ser usada em condições de vôo fora da ação da gravidade. Em 1965 foi ampliada a linha industrial com a produção de ferramentas a ar. Aprimorando sua tecnologia, a BLACK & DECKER participou mais uma vez, em 1971, de um programa espacial, construindo desta vez uma furadeira lunar para o projeto Apolo. Pouco depois, em 1973, as bancadas de trabalho retráteis e fixas Workmate® são introduzidas no mercado inglês, conquistando importantes prêmios de design. No ano seguinte, introduziu o famoso programa de um ano de satisfação garantida (one-year customer satisfaction guarantee) para seus produtos nos Estados Unidos. Até esta década a marca BLACK & DECKER era sinônimo de ferramentas elétricas.
- - -Vislumbrando um futuro brilhante para os eletrodomésticos portáteis, a empresa começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento, em 1979, do Dustbuster, um aspirador sem fio compacto de mão, criando uma nova categoria no segmento de equipamentos domésticos, que vendeu em seu primeiro ano mais de um milhão de unidades. Porém, a maior mudança em sua linha de produtos aconteceria na década seguinte, quando, em 1984, como parte de um plano de reestruturação, que incluiu o fechamento de fábricas, a BLACK & DECKER adquiriu a pequena divisão de eletrodomésticos portáteis da GE, composta por uma linha de ferro de passar, batedeiras, liquidificadores, entre outros produtos. Essa divisão passou a se chamar BLACK & DECKER PRODUCTS. Em 1985, a tecnologia patenteada Piranha, lâmina de dente de carboneto para serra circular trouxe um novo e revolucionário desempenho para o segmento de acessórios. Ainda nesse mesmo ano, lançou no mercado o primeiro ferro elétrico com desligamento automático. No final desta década, em 1989, com a aquisição da Emhart Corporation, a empresa agregou a sua linha de produtos fechaduras, torneiras e acessórios de fixação.--Na década seguinte a empresa introduziu novos produtos no segmento de eletrodomésticos portáteis, como grills, cafeteiras e abridores elétricos, lanternas, iluminadores flexíveis (introduzidos em 1994), lixadeiras com formato de mouse de computador (1998), além de lançar a nova linha de equipamentos e ferramentas profissionais sob a marca Dewalt, marca adquirida pela empresa na década de 60. Em 2008, com o respaldo de quase um século construindo ferramentas profissionais de qualidade, a B&D lançou no mercado sua nova e moderna linha de ferramentas profissionais elétricas. No início de 2010, a fabricante de ferramentas e serviços de engenharia Stanley Works comprou oficialmente a BLACK & DECKER por meio de uma troca de ações avaliada em US$ 4.5 bilhões, formando assim a Stanley Black & Decker, que já nasceu como a maior companhia de soluções em ferramentas do mundo, com faturamento global de US$ 8.4 bilhões em 2009. A partir deste momento a BLACK & DECKER deixou de ser uma empresa para se tornar apenas uma marca.
- -
O logotipoO tradicional logotipo da BLACK & DECKER sofreu algumas alterações durante os anos. Criada em 1912, a tradicional figura geométrica de seis lados (hexágono), que fazia referência a porcas e parafusos, símbolo que representava as ferramentas da época, adotou sua cor laranja somente em 1926, e até 1960, continha as iniciais B&D. A última reformulação ocorreu no ano de 2000, quando a figura geométrica ganhou ares mais modernos.
- - -Os slogansBlack and Decker. Powerful Solutions Ideas at work.
Soluções inovadoras. (Brasil)
Para Tudo Tem Solução. (2005, Brasil)
O presente que põe o homem no seu devido lugar. (Brasil)
A fera de passar. (Ferro elétrico, Brasil)
- -
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 27 de setembro de 1910● Fundador: Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker● Sede mundial: Towson, Maryland● Proprietário da marca: Stanley Black & Decker Inc.
● Capital aberto: Não● Chairman: Nolan D. Archibald● CEO & Presidente: John Lundgren● Faturamento: US$ 6 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 17● Presença global: + 110 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 27.000● Segmento: Equipamentos elétricos● Principais produtos: Eletrodomésticos e ferramentas elétricas domésticas● Ícones: A furadeira portátil e a cor laranja● Slogan: Powerful Solutions.
● Website: www.blackanddecker.com
● Fundação: 27 de setembro de 1910● Fundador: Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker● Sede mundial: Towson, Maryland● Proprietário da marca: Stanley Black & Decker Inc.
● Capital aberto: Não● Chairman: Nolan D. Archibald● CEO & Presidente: John Lundgren● Faturamento: US$ 6 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 17● Presença global: + 110 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 27.000● Segmento: Equipamentos elétricos● Principais produtos: Eletrodomésticos e ferramentas elétricas domésticas● Ícones: A furadeira portátil e a cor laranja● Slogan: Powerful Solutions.
● Website: www.blackanddecker.com
-
A marca no BrasilNo Brasil, a empresa iniciou as operações em 1946, com a instalação de um escritório de vendas e um pequeno depósito. Em 1972, graças ao franco desenvolvimento no mercado local, surgiu a possibilidade de estabelecer uma unidade fabril no país. Assim foi fundada a BLACK & DECKER do Brasil, o primeiro passo para a industrialização de produtos. Sete anos depois começou a operar a segunda unidade industrial, o que possibilitou, logo em seguida, a total nacionalização da primeira furadeira elétrica da marca, hoje exportada para toda a América Latina. Em 29 de abril de 1984, adquiriu mundialmente os direitos da GENERAL ELECTRIC DO BRASIL S/A para fabricação de eletrodomésticos. Já naquela época a empresa dava ênfase ao aperfeiçoamento do pessoal, por meio da implantação de cursos de especialização e do aprimoramento do programa de integração a novos funcionários.
- -A empresa criou um canal de comunicação, o programa de integração organizacional, onde os próprios empregados dão sugestões sobre o trabalho, higiene, saúde, questões sociais, entre outros assuntos. Novos produtos foram lançados no mercado, tais como: fornos elétricos, secadores de cabelo, circuladores de ar, esmerilhadeiras e parafusadeiras elétricas. O mesmo aconteceu com modelos na linha de ferramentas, linhas de ferros de passar roupa com sistema de auto-limpeza. Até o começo de 1991, a produção de ferramentas elétricas estava concentrada nas categorias de uso doméstico e profissional, mas com o lançamento de vários produtos naquele ano, a BLACK & DECKER passou a atender também a área industrial. Em 1995, trouxe para o Brasil a DeWalt, marca do grupo líder no mercado americano de ferramentas nos segmentos profissional e industrial. Em dezembro, a empresa encerrou suas atividades manufatureiras em Santo André e, em fevereiro de 1996, iniciou a produção em Uberaba, Minas Gerais, numa operação que exigiu investimentos de US$ 25 milhões. Em abril de 2000, a fábrica da BLACK & DECKER recebeu a certificação ISO 9001, que certifica a qualidade desde o projeto, manutenção, venda e pós venda. Nesse mesmo período iniciou o processo de nacionalização das linhas de ferramentas Hobby e DeWalt, com um investimento inicial de US$ 5 milhões. Recentemente, em 2009, a marca ingressou fortemente no segmento de lavadoras de pressão. Atualmente a empresa é líder no segmento de ferros elétricos e ferramentas para uso doméstico, profissional e industrial, esta última com a marca DeWalt.
- - -A marca no mundo
A marca, líder mundial no setor de ferramentas elétricas, está presente em mais de 110 países e além da produção de ferramentas (furadeira, cortador de grama, parafusadora e plaina), a BLACK & DECKER produz uma grande linha de eletrodomésticos como liquidificador, processador, aspirador, centrífuga, cafeteira, ferro de passar, filtro torradeira, mini-forno, batedeira, abridor de lata elétrico, entre outros produtos. A linha BLACK & DECKER é composta por aproximadamente 550 produtos diferentes e mais de 2.600 tipos de acessórios.
-
Você sabia?
● Em 1984 a BLACK & DECKER foi nomeada fornecedora oficial de ferramentas elétricas e acessórios para a renovação da Estátua da Liberdade.
A marca no BrasilNo Brasil, a empresa iniciou as operações em 1946, com a instalação de um escritório de vendas e um pequeno depósito. Em 1972, graças ao franco desenvolvimento no mercado local, surgiu a possibilidade de estabelecer uma unidade fabril no país. Assim foi fundada a BLACK & DECKER do Brasil, o primeiro passo para a industrialização de produtos. Sete anos depois começou a operar a segunda unidade industrial, o que possibilitou, logo em seguida, a total nacionalização da primeira furadeira elétrica da marca, hoje exportada para toda a América Latina. Em 29 de abril de 1984, adquiriu mundialmente os direitos da GENERAL ELECTRIC DO BRASIL S/A para fabricação de eletrodomésticos. Já naquela época a empresa dava ênfase ao aperfeiçoamento do pessoal, por meio da implantação de cursos de especialização e do aprimoramento do programa de integração a novos funcionários.
- -A empresa criou um canal de comunicação, o programa de integração organizacional, onde os próprios empregados dão sugestões sobre o trabalho, higiene, saúde, questões sociais, entre outros assuntos. Novos produtos foram lançados no mercado, tais como: fornos elétricos, secadores de cabelo, circuladores de ar, esmerilhadeiras e parafusadeiras elétricas. O mesmo aconteceu com modelos na linha de ferramentas, linhas de ferros de passar roupa com sistema de auto-limpeza. Até o começo de 1991, a produção de ferramentas elétricas estava concentrada nas categorias de uso doméstico e profissional, mas com o lançamento de vários produtos naquele ano, a BLACK & DECKER passou a atender também a área industrial. Em 1995, trouxe para o Brasil a DeWalt, marca do grupo líder no mercado americano de ferramentas nos segmentos profissional e industrial. Em dezembro, a empresa encerrou suas atividades manufatureiras em Santo André e, em fevereiro de 1996, iniciou a produção em Uberaba, Minas Gerais, numa operação que exigiu investimentos de US$ 25 milhões. Em abril de 2000, a fábrica da BLACK & DECKER recebeu a certificação ISO 9001, que certifica a qualidade desde o projeto, manutenção, venda e pós venda. Nesse mesmo período iniciou o processo de nacionalização das linhas de ferramentas Hobby e DeWalt, com um investimento inicial de US$ 5 milhões. Recentemente, em 2009, a marca ingressou fortemente no segmento de lavadoras de pressão. Atualmente a empresa é líder no segmento de ferros elétricos e ferramentas para uso doméstico, profissional e industrial, esta última com a marca DeWalt.
- - -A marca no mundo
A marca, líder mundial no setor de ferramentas elétricas, está presente em mais de 110 países e além da produção de ferramentas (furadeira, cortador de grama, parafusadora e plaina), a BLACK & DECKER produz uma grande linha de eletrodomésticos como liquidificador, processador, aspirador, centrífuga, cafeteira, ferro de passar, filtro torradeira, mini-forno, batedeira, abridor de lata elétrico, entre outros produtos. A linha BLACK & DECKER é composta por aproximadamente 550 produtos diferentes e mais de 2.600 tipos de acessórios.
-
Você sabia?
● Em 1984 a BLACK & DECKER foi nomeada fornecedora oficial de ferramentas elétricas e acessórios para a renovação da Estátua da Liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário