BOSCH
A
BOSCH é, há mais de um século, sinônimo de tecnologia de ponta não só
no setor automobilístico, onde é conhecida por suas velas de ignição e
rádio automotivos. Seus produtos estão em nossa vida cotidiana mais do
que podemos imaginar: refrigeradores, ferramentas elétricas,
equipamentos domésticos, máquinas industriais, sistemas de segurança,
entre outros.
-
A história
No
primeiro andar de um modesto prédio na rua Rotebühlstrasse 75B na
cidade de Stuttgart na Alemanha, Robert Bosch, um hábil inventor, abriu
sua oficina de engenharia elétrica e precisão em 15 de novembro de 1886.
Era o início de um dos maiores grupos privados do planeta. Inicialmente
a empresa era apenas uma pequena oficina de consertos e recuperação de
aparelhos elétricos e mecânicos. Apesar disso, no ano seguinte,
construiu a primeira ignição magnética por encomenda de um produtor de
máquinas. No mesmo ano testou-a num triciclo. Aliás, o inventor que
daria uma contribuição decisiva para o desenvolvimento do automóvel, era
um grande fã da bicicleta, que usava para atender melhor e mais
rapidamente seus clientes levando seus produtos para amostra. Dez anos
depois a ignição magnética foi testada pela primeira vez em automóveis.
-
Foi
só em 1901 que Bosch pôde comprar um prédio em Stuttgart onde abriu sua
primeira fábrica, com 45 funcionários. Após o desenvolvimento da
ignição com alta tensão em 1902, o mecanismo difundiu-se mundialmente
com grande velocidade. No ano seguinte desenvolveu a ignição magnética
de alta voltagem. Em 1904, Camille Jenatzy venceu uma corrida na Irlanda
com seu Mercedez-Benz equipado com uma ignição magnética BOSCH de baixa
voltagem, dando início a uma estrita relação da BOSCH com as corridas
automobilísticas. Foi neste mesmo ano que a empresa produziu seu
primeiro produto para uso doméstico: o aspirador de pó. Em 1906, veio a
primeira representação nos Estados Unidos (Nova York) da BOSCH Magneto
Company. A primeira fábrica da BOSCH foi inaugurada na cidade de
Springfield, estado americano de Massachusetts, no ano de 1910.-
--
Pouco depois, em 1913, a BOSCH foi o fornecedor da indústria automobilística a produzir um sistema elétrico completo, com ignição, velas, faróis, dínamo e circuito regulador. Na década de 20 a BOSCH inicia um forte período de expansão pela Europa inaugurando muitas subsidiárias, como em 1924, na cidade de Estocolmo na Suécia. No início da década de 30 a BOSCH surpreendeu os consumidores ao introduzir o primeiro refrigerador doméstico, ingressando no mercado de utensílios para casa, no qual se tornaria uma das líderes mundiais. O fundador da empresa morreu em 12 de março de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito a BOSCH, juntamente com outras grandes empresas alemãs como a Volkswagen, Basf, Bayer, ThyssenKrupp, Porsche, admitiu ter utilizado trabalho escravo para a produção de autopeças durante o regime nazista.
--
No início da década de 50, a empresa Gutbrod introduziu um automóvel de pequeno porte no mercado europeu, sendo o primeiro equipado com injeção de combustível produzido pela BOSCH. Nos anos seguintes a BOSCH ampliou sua linha de produtos eletrodomésticos com o lançamento do Neuzeit (1952), predecessor dos atuais processadores de comidas; do primeiro Freezer (1956); da máquina de lavar (1958); da máquina de lavar louça (1964); e da a lavadora e secadora em uma única peça (1967). Em 1997, a BOSCH adquiriu a empresa americana Skil, produtora de ferramentas elétricas, fundada em 1924 em Chicago, e pioneira na invenção da serra circular, do interruptor de velocidade variável e da parafusadeira a bateria.
--
A linha do tempo
1913● Primeiro lâmpadas para os faróis dos automóveis.
1914
● Primeiro motor de partida elétrico BOSCH. Antes disso, era preciso empregar uma manivela e os músculos.
1921
● A primeira buzina causou sensação no Salão do Automóvel em Berlim.
1922
● Fabricadas as primeiras baterias para motocicletas; os automóveis tiveram que esperar por elas até 1927.
1926
● Início da produção de limpadores de pára-brisas.
1927
● Primeira bomba de injeção para diesel (caminhões).
1932● A primeira furadeira elétrica inaugura a era das ferramentas com pequenos motores.
1936
● Primeira injeção de diesel para automóveis.
1950
● Primeiros automóveis produzidos em série com a injeção a gasolina BOSCH.
1967
● Novidade mundial: o primeiro sistema de injeção eletrônica BOSCH.
1972
● Início da fabricação de máquinas de embalagens.
1976
● Introdução dos robôs para automação industrial.
● Produção dos primeiros sensores de oxigênio.
1978
● Outra novidade mundial: o primeiro ABS (Anti-Blocking-System).
1986● Lançamento do Sistema de Controle de Tração (conhecido como TCS).
2003● Lançamento, sob a marca Blaupunkt, do rádio automotivo digital com MP3.
2004
● Lançamento da Ixo, a menor parafusadeira sem fio de todos os tempos, que se tornou a ferramenta elétrica mais vendida do mundo em 2005.
--
Entre os inventos mais modernos criados pela BOSCH estão sistemas de navegação da subsidiária Blaupunkt, novos sistemas de iluminação para faróis e o programa eletrônico de estabilidade.
-
Os setores
O Grupo BOSCH atua em três divisões distintas dentro do mercado mundial:
Tecnologia Automotiva
O setor é o mais amplo segmento de negócios do Grupo BOSCH (sendo responsável por cerca de 65% do faturamento mundial), com 165.700 colaboradores. Em 2008 seu faturamento foi de €26.4 bilhões. O setor possui 10 divisões de negócios:
● Gasoline Systems
● Diesel Systems
● Chassis Systems Brakes (freios)
● Chassis Systems Control
● Electrical Drives
● Starter Motors and Generators
● Car Multimedia
● Automotive Electronics
● ZF Steering Systems
● Automotive Aftermarket
-
-
Tecnologia Industrial
Neste setor atuam cerca de 38.000 colaboradores. Em 2008 seu faturamento foi de €6.7 bilhões. O setor possui 2 divisões de negócios:
● Bosch Rexroth AG (automação industrial - motores para aplicações industriais)
● Packaging Technology (tecnologia de embalagens)
-
-
Bens de Consumo e Tecnologia de Construção
Neste setor atuam 58.000 colaboradores. Em 2008 seu faturamento foi de €11.9 bilhões. O setor possui 4 divisões de negócios:
● Power Tools (ferramentas elétricas)
● Thermotechnology (aquecedores)
● Household Appliances (eletrodomésticos)
● Security Technology (sistemas de segurança)
-
-
Os centros de serviçoA empresa possui uma enorme rede de centros de serviços automotivos BOSCH SERVICE, onde o cliente irá encontrar todos os serviços para seu automóvel em um único lugar, com a confiança, a qualidade e a tecnologia que só a Bosch pode oferecer. Não importando a marca, o veículo será atendido de pára-choque a pára-choque, com serviços rápidos e precisos, equipamentos de última geração, profissionais treinados pela BOSCH e garantia de peças originais. A rede possui um conceito inovador, oferecendo diversas vantagens como: produtos e serviços de ignição e injeção eletrônica, parte elétrica e iluminação, alinhamento de direção, balanceamento de rodas, freios, suspensão e muito mais; garantia de peças originais; equipamentos de teste de última geração para diagnósticos rápidos e precisos; profissionais treinados pelos fabricantes; e ótimo atendimento, conforto e conveniência. Atualmente são mais de 12.000 BOSCH SERVICE espalhados pelo mundo, mais de 1.300 somente no Brasil.
- Os slogansInvented for life. (2007)
Your Life. Our Inspiration. (2004)
Ideas that work. (2002)
We bring innovation. (2000)
One BOSCH, Always BOSCH. (1955)
Much more easily with BOSCH. (1963)
Tecnologia para a vida. (Brasil)
-
Dados corporativos
● Origem: Alemanha● Fundação: 15 de novembro de 1886● Fundador: Robert Bosch● Sede mundial: Gerligen, Alemanha● Proprietário da marca: Robert Bosch Foundation● Capital aberto: Não● Chairman: Dr. Hermann Scholl
● Presidente: Franz Fehrenbach● Faturamento: €45 bilhões (estimado)
● Lucro: €942 milhões (estimado)
● Fábricas: 290● Centros de serviços automotivos: 12.000● Presença global: 150 países● Presença no Brasil: Sim (11 fábricas)
● Maiores mercados: Europa, Alemanha e América do Norte● Funcionários: 280.000● Segmento: Diversos
● Principais produtos: Partes automotivas, ferramentas, eletrodomésticos, sistemas de segurança
● Presidente: Franz Fehrenbach● Faturamento: €45 bilhões (estimado)
● Lucro: €942 milhões (estimado)
● Fábricas: 290● Centros de serviços automotivos: 12.000● Presença global: 150 países● Presença no Brasil: Sim (11 fábricas)
● Maiores mercados: Europa, Alemanha e América do Norte● Funcionários: 280.000● Segmento: Diversos
● Principais produtos: Partes automotivas, ferramentas, eletrodomésticos, sistemas de segurança
-
A marca no Brasil
No Brasil desde 1954, a empresa, principal integrante do Grupo BOSCH na América Latina, oferece produtos e sistemas para todos os fabricantes de veículos instalados no país. No mercado nacional de reposição automotiva, que também lidera, a empresa oferece a mais abrangente linha de produtos e a maior rede de serviços autorizados. Suas quatro unidades fabris - localizadas em Campinas (SP) onde produz chassis, sistemas a gasolina, de segurança e eletrônicos, ferramentas elétricas e peças para o setor automotivo; Curitiba (PR) onde são fabricados sistemas Diesel; Aratu (BA) e São Paulo, São Paulo, onde produz para o mercado de reposição automotivo, aquecedores de água a gás e máquinas para embalagens. A BOSCH, que emprega 13.500 pessoas no país, ainda possui empresas coligadas como a BSH Continental Eletrodomésticos, que fabrica fogões, refrigeradores, freezers e lava-louças, em Hortolândia (SP); e a Bosch Rexroth, de automação industrial, com fábricas em Atibaia (SP) e Pomerode (SC).
-
A marca no mundo
O Grupo BOSCH é uma das maiores corporações industriais privadas do mundo, com 280.000 empregados, 290 fábricas espalhadas por 50 países e vendas anuais acima de €45 bilhões, estando presente em 150 países ao redor do mundo, com 49% de suas vendas oriundas de fora da Alemanha. A BOSCH é a terceira maior produtora de eletrodomésticos do mundo.
-
Você sabia?
● A cada ano a BOSCH destina mais de €3.8 bilhões para pesquisa e desenvolvimento e solicita registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo.
-
No Brasil desde 1954, a empresa, principal integrante do Grupo BOSCH na América Latina, oferece produtos e sistemas para todos os fabricantes de veículos instalados no país. No mercado nacional de reposição automotiva, que também lidera, a empresa oferece a mais abrangente linha de produtos e a maior rede de serviços autorizados. Suas quatro unidades fabris - localizadas em Campinas (SP) onde produz chassis, sistemas a gasolina, de segurança e eletrônicos, ferramentas elétricas e peças para o setor automotivo; Curitiba (PR) onde são fabricados sistemas Diesel; Aratu (BA) e São Paulo, São Paulo, onde produz para o mercado de reposição automotivo, aquecedores de água a gás e máquinas para embalagens. A BOSCH, que emprega 13.500 pessoas no país, ainda possui empresas coligadas como a BSH Continental Eletrodomésticos, que fabrica fogões, refrigeradores, freezers e lava-louças, em Hortolândia (SP); e a Bosch Rexroth, de automação industrial, com fábricas em Atibaia (SP) e Pomerode (SC).
-
A marca no mundo
O Grupo BOSCH é uma das maiores corporações industriais privadas do mundo, com 280.000 empregados, 290 fábricas espalhadas por 50 países e vendas anuais acima de €45 bilhões, estando presente em 150 países ao redor do mundo, com 49% de suas vendas oriundas de fora da Alemanha. A BOSCH é a terceira maior produtora de eletrodomésticos do mundo.
-
Você sabia?
● A cada ano a BOSCH destina mais de €3.8 bilhões para pesquisa e desenvolvimento e solicita registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário