BILLABONG
A históriaTudo começou em 1973 quando o surfista Gordon Smith Merchant fundou, com a ajuda de sua mulher Rena, a BILLABONG na praia de Burleigh Heads em Queensland, localizada na bela e ensolarada Costa Dourada Australiana, conhecida popularmente como “Goald Coast” e berço do surfe mundial. Combinando sua paixão pelo surfe com trabalho árduo, Gordon desenhava boardshorts (bermudas de surfe) em sua casa de frente para o mar, fabricava-as na mesa de sua cozinha e as vendia através de pequenas lojas de surfe locais. Gordon e sua mulher desenvolveram sua própria técnica de costura (era triplamente reforçada), não necessitando assim de mão de obra intensiva, tornando as peças mais duráveis e com boa relação custo-benefício. O nome da empresa foi inspirado na palavra aborígene “Billabong” que significa “um oásis”, uma fonte de água no meio do deserto australiano.
A empresa foi imediatamente bem sucedida impulsionada pela grande procura por suas bermudas. Posteriormente, contratou costureiras, comprou máquinas, passou a produzir em uma modesta fábrica, estabeleceu uma rede de distribuição e passou a patrocinar atletas australianos. Era o nascimento de uma grande marca. Nesta década e na seguinte a marca esteve envolvida diretamente com o fornecimento de materiais de alta qualidade para os surfistas, quando o esporte estava deixando o amadorismo e entrando na era profissional. Além disso, a BILLABONG esteve envolvida com o patrocínio de surfistas e de campeonatos, ganhando espaço e se tornando uma das marcas mais fortes no mundo do surfe.
Ainda na década de 80, como a marca BILLABONG já estava consolidada no mercado australiano, a empresa iniciou sua expansão internacional, distribuindo seus produtos nos Estados Unidos, e posteriormente no Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Europa. Nos anos 90, o mercado mundial de surfwear crescia exponencialmente. A BILLABONG inicia então uma estratégia de diversificação de produtos e começou a avançar sobre novos mercados, replicando o seu modelo de negócios para o público de outros esportes de prancha como skate e snowboard. No final desta década, em 1999, a empresa lançou a BILLABONG GIRLS, uma marca de roupas, acessórios e materiais esportivos desenvolvida e direcionada para mulheres jovens.
Em 11 de agosto de 2000, após passar por uma grande reestruturação, a BILLABONG se torna uma empresa pública, com ações negociadas na Bolsa de Valores. Esta mudança tornou a empresa financeiramente competitiva, podendo colocar em prática um agressivo plano de expansão e conquista de novos mercados. No início de 2001, o grupo comprou a Von Zipper (marca de óculos escuros). Quatro meses depois, foi a vez da Element (fundada em 1992 na Califórnia pelo skatista Johnny Schillereff) se tornar parte do grupo. Com o sucesso destas aquisições, a BILLABONG ganhou ainda mais força e comprou nos anos seguintes a Honolua Surf Company, a Kustom (calçados), a Palmers Surf e a Nixon (relógios). Com essas aquisições, a BILLABONG, além de expandir significativamente sua linha de produtos, que incluía roupas de mergulho, relógios, óculos, roupas para snowboard e vestuário de skateboarding, fez seu faturamento ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão.
Além dos planos de expansão comercial, a empresa manteve fortes estratégias de marketing, não deixando de patrocinar eventos e competições junto a seu público-alvo. A mais importante competição patrocinada pela marca é o BILLABONG PRO (etapas do Circuito Mundial de Surf). Manteve também estratégias de diversificação de produtos e mercados. Na Austrália, Estados Unidos e recentemente, em 2007, no Brasil, abriu seus próprios pontos de venda. A decoração das lojas brasileiras foi criada no melhor estilo contemporâneo: muita madeira de demolição, ferro e concreto aparente dão um ar moderno ao local. Tudo isso, misturado às plantas tropicais, trazem o estilo praia para suas lojas. Os materiais são naturais, com misturas de tons e cores terrosas, mesclando o padrão de qualidade da marca e as customizações brasileiras.
Com apetite voraz para novos negócios, a BILLABONG recentemente adquiriu as marcas DaKine Hawaii, que lidera o segmento de acessórios para surf, skate, snowboard e windsurf; a Sector 9, líder de mercado em design e produção de skates longboards nos Estados Unidos; e a rede de lojas americana Quiet Flight, além da marca havaiana Xcel, líder no segmento de roupas de neoprene. A marca já patrocinou ou patrocina grandes nomes do surfe como o lendário Andy Irons (três vezes campeão mundial, que morreu em 2010), Taj Burrows, Joel Parkinson (Parko) e Mark Occhilupo (campeão mundial em 1999). Apesar da BILLABONG ser uma marca que nasceu de surfistas fazendo roupas para surfistas, acabou ultrapassando as fronteiras das praias e caindo no gosto da galera mais jovem. Ainda que continue sendo referência na moda praia, a marca é também referência de tribos urbanas.
Ícones do surfeA BILLABONG ficou conhecida no mundo inteiro pelos seus boardshorts, as tradicionais bermudas de surfe. Com o tempo, o principal produto da marca se tornou seu maior ícone, fazendo sucesso dentro e fora d’água. Recentemente a empresa apresentou a exposição “The Trunk Series”, que tinha tem como objetivo resgatar a história da BILLABONG, uma das percussoras do boardshort no segmento surfwear e apresentar as evoluções que a peça sofreu em décadas de uso e estudo, tudo isso alinhando com o lifestyle que o surfe proporciona. A exposição mostrava os tecidos recortados que dão origem ao boardshort, a evolução dos logotipos que estão presentes na peça, chegando aos painéis que mostravam as bermudas criadas para os surfistas, começando por Mark Occhilupo, o famoso Occy e um dos primeiros atletas a ter uma peça assinada, e Luke Egan.
Os boardshorts da marca, desenvolvidos especialmente para a prática do surfe, são, até hoje, experimentados e testados por um time de atletas da BILLABONG em todas as condições climáticas e de resistência no mundo inteiro, caracterizando um produto para surfista feito por surfista, atleta que precisa de uma peça que atenda as necessidades de sua atividade física. Após anos de pesquisa e desenvolvimento, a marca criou duas linhas específicas de boardshorts, Platinum X e Core, que norteiam toda a coleção da marca. A linha Platinum X apresenta tecido leve e resistente à água que se combina com a quantidade certa de elasticidade, proporcionando o perfeito equilíbrio entre inovação técnica, ecológica e estilo. Cada boardshort BILLABONG apresenta menos costuras, o que significa mais elasticidade e menos peso, tudo para proporcionar mais liberdade aos movimentos e possibilitar ao surfista menos preocupação com a roupa. Atualmente a coleção de boardshorts da marca é composta por mais de 60 modelos, incluindo uma coleção sustentável produzida com matéria-prima como a fibra de garrafa PET.
A evolução visualApesar da identidade visual da marca ter passado por algumas modificações ao longo dos anos, a tradicional onda estilizada permanece como principal elemento de reconhecimento da BILLABONG.
Dados corporativos● Origem: Austrália● Fundação: 1973● Fundador: Gordon Smith Merchan e Rena Merchant
● Sede mundial: Burleigh Heads, Austrália● Proprietário da marca: Billabong International Limited● Capital aberto: Sim (2000)
● Chairman: Ted Kunkel
● CEO: Derek O’Neill● Faturamento: US$ 1.69 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 119.1 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 933.7 milhões (novembro/2011)
● Lojas: 200● Presença global: 100 países● Presença no Brasil: Sim (16 lojas)
● Funcionários: 6.000
● Segmento: Materiais esportivos● Principais produtos: Roupas e acessórios de surf e skate● Principais concorrentes: Rip Curl, Hurley, Rusty e Quiksilver● Ícones: A onda de seu logotipo● Slogan: Only a surfer knows the feeling.● Website: www.billabong.com
A marca no mundoOs produtos da BILLABONG são comercializados e licenciados em mais de 100 países ao redor do mundo através de aproximadamente 11.000 pontos de venda. Além disso, a marca detém mais de 200 lojas próprias, espalhadas por cidades como Nova York, Sidney, Tóquio, Honolulu, Londres, Los Angeles, Barcelona, São Paulo e Rio de Janeiro, contando com uma linha de 2.200 produtos, que incluem linhas de bermudas, camisetas, camisas, calças, moletons e óculos escuros que valorizam o estilo de vida australiano. A maior parte de seu faturamento (mais de US$ 1 bilhão) vem das operações na Austrália, América do Norte, Japão, Europa, Nova Zelândia, África do Sul e Brasil.
Você sabia?● A empresa é detentora mundial das seguintes marcas: Billabong, Billabong Girls, Von Zipper, Element, Kustom, Palmers Surf, Honolua Surf, Nixon Watches, DaKine Hawaii, Sector 9, além das redes de lojas Ron Jon Surf Shop, Killer Dana Surf Shop, entre outras.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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