quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BLOCKBUSTER

BLOCKBUSTER

Ela pode ter debutando na distribuição eletrônica de filmes há pouco tempo, mas na locação e venda já está na maturidade, e tem muita história para contar. Um bom filme na televisão quer seja um clássico como Indiana Jones ou um lançamento como Piratas do Caribe, pipoca, refrigerante e sofá. Essa é a principal mistura da rede de vídeo locadora BLOCKBUSTER, que apesar da situação delicada em que se encontra, desempenhou um papel fundamental para consolidar esse segmento.
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A história
A BLOCKBUSTER VIDEO abriu sua primeira loja em 19 de outubro de 1985 na cidade de Dallas, estado americano do Texas, pelas mãos de David Cook, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo. Em dois anos de atuação no mercado, já era uma rede com 19 lojas. Foi nesse período que a empresa experimentou sua maior mudança. Foi instituído o conceito de big stores: grandes lojas, promoções exclusivas, variedade de lançamentos, atendimento de primeira, oferta monumental de títulos, acesso fácil e produtos complementares à venda criando um ambiente familiar e totalmente inovador. O fundador da rede vendeu a empresa, que contava com 200 lojas, dois anos depois para o milionário Wayne Huizenga, que fez sua fortuna no ramo da limpeza urbana. Foi ele quem começou a expansão internacional e transformou a empresa em uma gigante rede do segmento de locação de vídeos. Mudou o escritório central da cidade de Dallas para a ensolarada Fort Lauderdale, na Flórida, encerrando o ano com mais de 100 lojas abertas.
- -Em 1989 ingressou no mercado Europeu ao adquirir a loja The Ritz Chain em Londres. Começou a década de 90 abrindo sua primeira loja em Porto Rico, iniciando operação no Canadá, lançando o sistema de franquias para desenvolver lojas na Austrália e adquirindo a Errol’s Video, a terceira rede de locação dos Estados Unidos. Nesta época a empresa já era um gigante em seu segmento, despertando o interesse da poderosa Viacom, que comprou a BLOCKBUSTER em 1994 por impressionantes US$ 8.4 bilhões, encerrando o ano com mais de 4.500 lojas abertas. Em 1996, a Blockbuster Entertainment Corporation foi renomeada para simplesmente Blockbuster, Inc. e as lojas de varejo para BLOCKBUSTER, excluindo a palavra vídeo, uma clara demonstração que a oferta de produtos ia muito além de alugar filmes. Neste mesmo ano fechou acordo com a Sony para oferecer promoções com o objetivo de difundir o DVD. Era o começo de uma nova era.
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Em 1997 a empresa voltou a suas origens transferindo sua sede mundial novamente para a cidade de Dallas. A força da BLOCKBUSTER pode ser medida em 1999 quando foi eleita a 13ª marca mais conhecida dos Estados Unidos em uma lista de duas mil empresas. O desenvolvimento das tecnologias de banda larga e a diversificação dos sistemas de distribuição de filmes (cabo, telefonia e satélite) forçaram a empresa a repensar o futuro sem locação depois de começar a amargar resultados medíocres. As mudanças começaram com o aluguel on-line de DVD. A opção por este tipo de serviço rompeu um paradigma interno da BLOCKBUSTER, que sempre investiu em suas lojas com o objetivo de transformar o ato de alugar um filme em um programa agradável e divertido para os clientes. Afinal, antes de escolher o DVD, as pessoas aproveitavam para checar os lançamentos e comprar outros produtos, como filmes, pipoca, sorvetes e guloseimas, dos quais vinham cerca de 20% de seu faturamento. É por isso que a empresa relutou tanto, mesmo com resultados catastróficos, em abandonar o modelo de lojas (muitas delas foram fechadas). Outro fator que atrasou a entrada da empresa neste segmento era muito simples e vital para suas finanças: era do atraso na devolução de DVDs que a BLOCKBUSTER tirava 15% de seu faturamento.
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Nos anos seguintes, a situação da empresa se deteriorou cada vez mais, muito em virtude da forte concorrência, principalmente da Netflix, que trabalha com um sistema de catálogo e entrega de filmes direto na residência. Tardiamente a BLOCKBUSTER começou a se reinventar, oferecendo acesso a diversos canais de entrega como quiosques, correio e Internet, além da possibilidade de alugar filmes que possam ser assistidos no celular ou em TVs conectadas à internet. Mas todas essas medidas não foram suficientes para mudar a situação delicada da empresa, que no final de setembro de 2010 acabou pedindo concordata, depois de um acordo com a maior parte dos credores de bônus para reduzir sua dívida, estimada em US$ 1 bilhão. Com isso a BLOCKBUSTER irá passar por uma enorme reestruturação, devendo fechar entre 500 a 800 lojas nos Estados Unidos.- -A linha do tempo1986● Criação de um centro de distribuição com 2.500 metros quadrados na cidade de Dallas.
1992
● Adquiriu a Sound Warehouse e a Music Plus, e criou a Blockbuster Music. Esta divisão foi vendida em 1998.
1994
● Introdução de equipamentos, software e acessórios para jogos interativos em suas lojas.
1995
● Lançamento de sua página na Internet (Blockbuster.com).
● Começou a vender produtos de merchandising nos sites da MTV e VH-1.
1997
● Colocou em teste a venda de DVD em suas lojas nas cidades de São Francisco e Richmond.
● Iniciou o programa de incentivo às devoluções antecipadas, disponibilizou mais cópias de lançamentos e aumentou o número de locações nos mercados teste.
1998
● Lançamento da famosa campanha “Go Home Happy” visando a satisfação total do cliente, oferecendo mais cópias por títulos de filmes.
1999
● Lançamento do BLOCKBUSTER Rewards, um programa de fidelidade, através do pagamento de uma taxa anual, que dava direito a promoções, descontos e locações grátis entre outros benefícios.
● Começou a adquirir filmes para seu programa de filmes “exclusivamente em vídeo”.
● Ampliou a venda de DVDs para 3.800 de suas lojas próprias nos Estados Unidos e 1.000 internacionais.2000● Firmou aliança com a TiVo para oferecer video on demand através de seus receptores.
● Lançou um prêmio para diretores de filmes independentes, passando a distribuir alguns dos títulos em suas lojas dos Estados Unidos.
● Ingressou no ramo de pay-per-view através de uma aliança com a operadora de satélite DirecTV. Por esse acordo, assinaturas do sistema eram comercializadas pela BLOCKBUSTER, com a futura opção de um serviço pay-per-view conjunto. A rede de locadoras recebia uma comissão por cada venda e as duas empresas faziam promoções cruzadas.
2004
● Ingressou no mercado de locação on-line nos Estados Unidos para competir com a líder Netflix. Em três anos o novo serviço conquistou mais de 3 milhões de associados.
● Lançamento do Movie Pass, um “plano de assinaturas” para assistir a muitos filmes sem prazo de devolução e sem multa, pagando apenas uma mensalidade.2006● Lançamento do programa BLOCKBUSTER Total Access™ (Acesso Total), permitindo aos seus clientes usar a Internet e as lojas de maneira integrada - podendo pedir filmes pela Internet e devolver na loja.
2008
● Lançamento do BLOCKBUSTER EXPRESS DIGITAL, onde os usuários podem acessar quiosques com seu próprio cartão de memória SD e baixar um filme para vê-lo depois. Esse filme é criptografado em DRM, que estabelece um prazo de validade e tempo, após, o arquivo é inutilizado. Atualmente existem mais de 6.000 quiosques espalhados pelos Estados Unidos.
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A origem do nome
A palavra Blockbuster pode ser traduzida como “arrasa quarteirão” e tem sua origem na Segunda Guerra Mundial, quando foram desenvolvidas pela primeira vez, bombas com a capacidade de destruir (bust) um quarteirão (block) inteiro. Pouco depois, Hollywood conhecia seus dias de esplendor e os filmes que levavam multidões aos cinemas foram batizados com muito bom-humor de “blockbusters”. E a palavra permaneceu como sinônimo de grandes sucessos. E a rede de locadoras de vídeos era isso mesmo: um enorme sucesso.- -
Campanhas que fizeram história
Uma das campanhas publicitárias mais consagradas e conhecidas da marca foi criada 2002, apresentando a nova dupla de garotos-propaganda da BLOCKBUSTER. A campanha criada pela agência Doner Worldwide apresentou o coelho CARL e o porquinho da índia RAY, desenvolvidos em animação digital pelo Tippett Studio. O primeiro comercial da série, e talvez o melhor, foi veiculado no dia 3 de fevereiro de 2002 no intervalo do badalado Super Bowl, final do futebol americano profissional e programa de maior audiência nos Estados Unidos. Intitulado “Gotta Dance”, o comercial começava mostrando o coelho Carl, dublado por James Woods, e o porquinho Ray, dublado pelo ator Jim Belushi, na vitrine de um Pet Shop, em frente a uma loja da BLOCKBUSTER. Assistindo aos filmes que passavam nas televisões internas da locadora, o exibicionista Ray resolve entreter o tímido Carl dançando a música “Maniac” do filme “Flashdance”, que tinha sido exibido na loja da rede do outro lado da rua. Imitando os passos dados pelos atores no filme, Ray pulava, sacudia e rebolava, dançando igualmente a um maníaco, enquanto Carl dizia que não queria ver uma cena daquelas. O comercial terminava com Ray tentando ensinar Carl os passos da dança. Então entrava o slogan “Make It a Blockbuster Night”. Absolutamente hilariante, bem produzido, totalmente dentro do conceito entretenimento que a BLOCKBUSTER vende.- -
A dupla estrelou outros comerciais como “Kung Fu”, “Do Not Disturb”, “Prima Donna Ray” e “Antenna”. Em todos os roteiros, a dupla, que mora na vitrine de um pet shop, passava as noites acompanhando o movimento de uma loja da locadora do outro lado da rua. Os personagens, que fizeram enorme sucesso, foram exportados para vários países do mundo onde a BLOCKBUSTER estava presente, participando não somente de comerciais publicitários como apadrinhando a “Kids Collection” e outros produtos da marca. Em Portugal a dupla tinha o nome de Afonso & Dinis. Para assistir três filmes da capnaha clique nos ícones abaixo.
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Os slogansWow! What a Difference. (1988)
Make it a BLOCKBUSTER night.
(2003)
Are you ready for more? (2005)
More Movies, More Choice, More Value. (2006)
Hoje é dia de sofá. (Brasil)-
-Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 19 de outubro de 1985
● Fundador: David Cook
● Sede mundial: Dallas, Texas● Proprietário da marca: Blockbuster Inc.● Capital aberto: Sim (1999)
● Chairman & CEO: James Keyes
● Faturamento: US$ 4 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 528 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 11.9 milhões (outubro/2010)
● Lojas: 5.500
● Associados: 70 milhões
● Presença global: 21 países● Presença no Brasil: Sim (190 lojas)
● Funcionários: 28.000● Segmento: Locação de filmes● Principais produtos: Locação de filmes em DVDs, jogos de videogames
● Mascote: Carl e Ray● Slogan: More Movies, More Choice, More Value.● Website: http://www.blockbuster.com/
-A marca no BrasilA rede chegou ao Brasil em 1994, através de um acordo de franquia entre o Grupo Moreira Salles e a matriz americana. A primeira loja foi inaugurada em 22 de março de 1995, no bairro paulistano do Itaim Bibi. Ainda neste ano outras 12 lojas foram inauguradas. Em pouco mais de dez anos a rede se transformou em um enorme sucesso no mercado brasileiro. Em janeiro de 2007 a Lojas Americanas comprou por R$ 186.2 milhões a operação brasileira da BLOCKBUSTER, então com 127 lojas. Poucos meses depois, as tradicionais lojas e enormes letreiros da BLOCKBUSTER começaram a ser substituídos pela Americana Express, cabendo a BLOCKBUSTER um espaço interno (cerca de 80 a 100 metros quadrados) nos novos modelos de lojas. Em 2008, foi lançada a BLOCKBUSTER Online, serviço de aluguel de filmes pela internet. Tendo a sua disposição um acervo com mais de 20.000 títulos, o cliente adquire o serviço da através de uma assinatura mensal e recebe seus filmes em casa. Não há prazo para devolução e nem multa por atraso. A união das duas empresas vem proporcionando a marca BLOCKBUSTER uma rápida expansão de sua rede, já tendo atingido 190 lojas em todo país.- -A marca no mundoA rede possui aproximadamente 5.500 lojas no mundo, onde circulam diariamente 3 milhões de clientes, que alugam mais de 1 bilhão de DVDs e jogos anualmente no mundo inteiro. A BLOCKBUSTER está fortemente presente nos Estados Unidos, onde possui aproximadamente 60% do mercado com 70 milhões de membros, e em outros 20 países, entre os quais se destacam Austrália, Dinamarca, Espanha, Inglaterra, Itália e Japão. Na América Latina a rede está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Panamá, Peru e Venezuela.
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Você sabia?
● A locadora possui um excepcional acervo de filmes com mais de 125 mil títulos.
● O Sexto Sentido foi o título mais alugado na história da BLOCKBUSTER.

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