Na volta da viagem, com a repercussão televisiva, ele teve que produzir mais unidades dos casacos para atender aos insistentes pedidos dos amigos. Em 1988 foi para a França fazer o curso de especialização em Traumatologia do Esporte no Hospital Pitié-Salpetrière de Paris. Escalou o Mont Blanc (maior montanha da Europa), conheceu muitos alpinistas e também estilistas franceses. A partir daí, lançou a marca OSKLEN (mistura dos nomes Oskar, Leonardo, seu irmão, e Milene, uma antiga namorada) para casacos de neve.
Em 10 de dezembro de 1989, ele inaugurou a primeira loja OSKLEN no balneário turístico de Búzios, investindo inicialmente US$ 7 mil em sua nova empreitada. Parecia um erro primário vender roupas para neve em uma cidade praiana. Porém, o público que freqüentava os hotéis de Búzios era o mesmo que visita países com clima frio e neve. Essa foi a oportunidade percebida por ele para vender seus casacos de neve. Além dos casacos, para incrementar o mix de produtos da loja, passou a vender também mochilas, camisetas e bermudas.
O sucesso da loja em Búzios levou à abertura de uma segunda unidade, no São Conrado Fashion Mall, em 1991. Ainda neste ano, Oskar trouxe para o Brasil a vanguarda do estilo do snowboard e desenvolveu uma nova linha de casacos, que utilizavam tecidos de alta tecnologia. No ano seguinte, a marca realizou uma ação de marketing bastante ousada: o primeiro desfile da marca, no Golden Room do hotel Copacabana Palace, reuniu embaixatrizes, surfistas, socialites, artistas. Seu estilo, aliado a uma coleção e edição de moda de vanguarda, fez com que os jornalistas escolhessem a grife como a melhor de moda sportswear no prêmio Rio Sul. Era o início de sucesso da OSKLEN no mundo fashion. Ao longo da década de 90 foram vários os eventos esportivos e expedições em que Oskar participou ou promoveu no Alto Xingu, Indonésia, Amazonas, Andes, Pantanal, Alasca, Fernando de Noronha, Himalaia, Bonito, Nepal, Floresta da Tijuca, África, sempre tirando proveito desses eventos para divulgar a marca OSKLEN. Em uma delas, ao Taiti, inspirou a primeira coleção de bermudas de surfe, lançada em 1996, com tecido especial (batizado de Aqualight) e estampas de hibiscos da região.
Em 1997, Oskar é convidado pela montadora Chrysler para estilizar o interior do modelo Jeep Cherokee em uma série limitada OSKLEN em duas versões: o modelo Adventure, para esportes de montanha, e o Boarding, para os de praia. No final da década surgiu a linha feminina da marca. Além do snowboarding, a marca ampliou as coleções com produtos para surfe, trekking, skate, entre outros esportes de aventura, além da linha fashion - tudo sempre amparado por muita pesquisa em design e tecnologia têxtil. Em 2001, a Andy Warhol Foundation e a The Coca-Cola Company convidam Oskar para reinterpretar desenhos do mestre da Pop Art americana dentro de um dos conceitos da OSKLEN: o Brazilian Soul. Para isso, ele teve a liberdade de interferir na obra do artista e nela inserir ícones do cotidiano carioca, como o coqueiro, a onda e a flor. A coleção limitada foi um sucesso internacional e hoje as peças fazem parte do acervo da Andy Warhol Foundation, em Nova Iorque.
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Há cerca de dez anos a OSKLEN foi reposicionada no mercado como uma marca global. A primeira loja no exterior foi aberta em Portugal no mês de março de 2003. O país, escolhido para iniciar a plataforma internacional da OSKLEN por sua proximidade cultural e na língua, detém hoje quatro lojas da marca. Apesar de precisar adaptar alguns produtos por conta da cultura local dos mercados estrangeiros em que ingressava, como por exemplo, fabricar calças com pernas menores para os japoneses, a entrada da marca em outros países não precisou passar por nenhuma grande mudança. Nos últimos anos a OSKLEN vem investindo no mercado internacional, já tendo aberto mais de dez lojas na Europa, Estados Unidos e Ásia. Diferentemente do Brasil, onde a OSKLEN é mais conhecida por vender uma moda de surfe, “lifestyle”, no exterior tem se posicionado como uma grife de luxo, com clientes do jet set internacional
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2002
● Desenvolvimento da Coleção e-brigade, composta por peças confeccionadas em tecidos reciclados, trazendo estampas que difundiam pontos importantes da luta mundial pela defesa do meio ambiente, como a Carta da Terra, a Agenda 21 e o Protocolo de Kioto.
2004
● Lançamento da coleção de verão Golden Spirit, que celebrava toda a nobreza dos esportes aquáticos como o surfe, a natação, o nado sincronizado e o salto olímpico. 2005 ● Desenvolvimento da Coleção Vento, que continha inclusive um perfume, utilizado como aromatizante nas lojas da rede.
● Lançamento da coleção de inverno Austral, onde o tema era a Patagônia.
2006
● Desenvolvimento da Coleção Neo Tropical, com peças que destacavam o exuberante clima de nosso país, através de estampas de palmeiras, aves como o tucano ou imitando a orla da praia de Ipanema. Os acessórios foram outro destaque da coleção, com bolsas grandes em lona estampada, couro e materiais de desenvolvimento sustentável como couro de peixe e látex natural da Amazônia. 2008 ● Lançamento da coleção United Kingdom of Ipanema, que tinha como fonte de inspiração a beleza, nobreza e sensualidade natural da praia mais famosa do mundo.
2009
● Lançamento da coleção de inverno chamada Rising. O moletom era o carro-chefe da linha, mas cedeu espaço à lã, ao náilon, ao couro vegetal (produzido a partir o látex da seringueira) e ao couro de peixe, oriundo da pele de salmão e da tilápia.
● Lançamento da mochila Skate, cheia de estilo e moderna, confeccionada em couro e desenvolvida especialmente para carregar skates. 2010 ● Lançamento da coleção de verão Oceans, uma coleção baseados no azul dos mares -

O estilo das lojas A OSKLEN prima pela decoração de suas lojas, que aproveitam energia solar e madeira reciclada, criando um ambiente que causa nos consumidores um verdadeiro turbilhão cultural. Nas lojas, a prancha de snowboard está ao lado do taco de golfe. Livros de arte ficam juntos à objetos trazidos de expedições feitas por Oskar ao redor do mundo, como cocares indígenas, e referências à Andy Warhol misturam-se a outras de capoeira. Tudo faz parte do lifestyle da marca.
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O gênio por trás da marca “Meu processo criativo começa com uma cena, uma história, um estilo, um conceito que crio a partir de algo que eu desejei ou vivi. Deste ponto, eu crio o clima, a atmosfera, os visuais e as atitudes. Na maior parte das vezes, eu concebo a campanha antes mesmo da coleção. Talvez por isso eu adore fazer a direção de arte do shooting. Crio a atmosfera da história e faço meus próprios filmes, através dos quais posso compartilhar a cena que imaginei no início do processo. As peças são desenhadas para serem o figurino do meu filme. E é possível assisti-lo em cada detalhe da coleção. Só fico satisfeito quando os elementos propostos para cada peça, as cores, as texturas e as silhuetas passam a ser usados pelos personagens do filme que criei”, diz Oskar Metsavaht, um homem que faz ioga na praia, defende o meio ambiente, surfa no Taiti, esquia nos Alpes e se locomove a maior parte do tempo de lambreta ou skate. O fundador da empresa é um criador multidisciplinar que transita entre áreas como a moda, o audiovisual, o design de mobiliário, ações sócio-ambientais e expedições.
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O logotipo da marca OSKLEN passou por uma mudança radical há alguns anos atrás. A nova identidade visual está alinhada com o posicionamento da OSKLEN como uma marca de luxo. -

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