domingo, 11 de dezembro de 2011

Azaleia

AZALEIA

Com o conceito “Mulher Brasileira: a grande inspiração da Azaleia”, a marca líder no segmento de calçados femininos no Brasil e na América Latina, desenvolve amplo leque de produtos para atender a todos os gostos femininos. É esta ligação que fortalece cada dia mais, a relação entre a AZALEIA e a mulher brasileira.
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A história
A história teve início no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Parobé, a 80 quilômetros da capital, Porto Alegre, quando no dia 2 de dezembro de 1958, um grupo de amigos, formado por Arnaldo e Nestor de Paula, Theno José Berlitz e Nelson e Arlindo Lauck, fundou a empresa Berlitz, Lauck e Cia. Ltda com objetivo de produzir sapatos femininos. Inicialmente a nova empresa se instalou em um barracão de madeira alugado, antiga cancha de bolão desativada, contando com o trabalho dos sócios e suas respectivas esposas. Ao final de seu primeiro dia de existência a empresa produziu 10 pares praticamente de forma artesanal. A primeira marca própria lançada pela empresa no mercado foi a LAIKA, aproveitando a popularidade da cachorrinha de mesmo nome que foi ao espaço a bordo do foguete russo Sputnik. Essa foi a primeira marca de calçados femininos do país.- -No início dos anos 60 a empresa passou a utilizar a marca Néctar, e pouco tempo depois, surgiu, em 1965, surgiu a marca AZALÉIA, nome sugerido pelo primeiro representante comercial da empresa, Antônio Costa Lopes. Nos anos seguintes, a trajetória da empresa foi marcada por avanços no setor calçadista como, por exemplo, ao criar, em 1975, a primeira marca global de calçado esportivo brasileiro OLYMPIKUS. Em 1997, a empresa instalou uma unidade produtiva na cidade de Itapetinga, localizada no interior do Estado da Bahia, com o objetivo de atender a alta demanda de seus calçados no nordeste do país.
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Com a chegada do novo milênio a empresa desenvolveu novas marcas com o objetivo de atingir público distinto: em 2000 criou a Dijean, uma marca de calçados voltada para o público adolescente feminino com uma diversidade de modelos e estilos busca atender este público tão seletivo e voraz por novidades; e, em 2005 a Funny, uma marca direcionada para meninas que ainda não são adolescentes, mas também já não são mais crianças. Em 2005, a atriz e ex-BBB Grazi Massafera passou a estrelar as campanhas da marca, representando a mulher brasileira, a grande inspiração da AZALEIA. No ano seguinte, a empresa criou mais uma marca: AZ, uma linha de calçados que se caracteriza por coleções com design arrojado e materiais diferenciados.
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No ano de 2007, a tradicional Vulcabras, fundada em 1952, comprou a empresa formando assim a Vulcabrasazaleia. Nesta época, a AZALEIA era um gigante: produzia 45 milhões de pares de sapatos por ano, empregava 14 mil funcionários e faturava aproximadamente R$ 980 milhões. A partir deste momento AZALEIA deixou de ser uma empresa para se tornar uma marca. Pouco depois, em 2009, com o sucesso da parceria entre a AZALEIA e a atriz Grazi Massafera, a empresa resolveu lançar a linha licenciada Grazi Azaleia, que reúne arte, moda e responsabilidade social, já que um percentual da venda da coleção é revertido a instituição Nós do Morro, grupo que existe há 22 anos e gera oportunidade de acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos do Morro do Vidigal e de outros locais, no Rio de Janeiro.- -
Em 2010, a marca AZALEIA, que identificou através de pesquisas em desfiles internacionais, nas ruas e vitrines de grandes capitais da moda e no comportamento do consumidor, lançou sua maior coleção dos últimos cinco anos, com mais de 500 produtos, inspirada nos metais. Entre as novidades recentes está a linha Azaleia Fit, desenvolvida em couro legítimo e materiais nobres.
- -A evolução visualAo longo dos anos o logotipo da marca AZALEIA passou por muitas modificações. Até recentemente, a cor laranja sempre esteve presente em sua identidade visual. Mas isso mudou. No final de 2010 a mudança foi radical: saiu a cor laranja para entrar a dourada, passando uma imagem sofisticada da marca; e a palavra Azaléia perdeu o assento, para seguir o Novo Acordo Ortográfico entre os oito países que têm a língua portuguesa como idioma oficial.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 2 de dezembro de 1958
● Fundador: Nestor Herculano e Arnaldo Luiz de Paula, Theno José Berlitz, Nelson e Arnildo Lauck● Sede mundial: Parobé, no Rio Grande do Sul, Brasil● Proprietário da marca: Vulcabrasazaléia S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente do Conselho: Pedro Grendene Bartelle
● Presidente: Milton Cardoso dos Santos● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 35.000
● Segmento: Calçados
● Principais produtos: Sapatos femininos e sandálias● Ícones: A linha de calçados Anabela● Slogan: Mulher brasileira. A grande inspiração da Azaleia.● Website: www.azaleia.com.br
-A marca no mundoAtualmente a AZALÉIA, marca líder no segmento de calçados femininos no Brasil e na América Latina, comercializa seus produtos em aproximadamente 10 países ao redor do mundo. Os calçados da marca estão presentes em mais de 15.000 pontos de venda no Brasil e outros tantos no exterior em países como Estados Unidos, China, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Argentina e Chile.-Você sabia?
Ao longo dos anos, uma linha da AZALEIA se tornou extremamente famosa: Anabela, formada por tamancos e sandálias de salto.

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